Quarta-feira, 24 de março de 2010 - 19h41
Karol Pacheco
A CRÍTICA
Uma índia de sete anos da comunidade Campana Grande, no Município de Manicoré (333 quilômetros de Manaus), foi violentada sexualmente no último final de semana e está internada na maternidade Moura Tapajóz, no bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, segundo informações da titular da Delegacia Especializada em Apoio e Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca), Linda Gláucia.
De acordo com a delegada, a menina teve que ser submetida a uma cirurgia de reconstrução dos órgãos genitais, tamanha violência que fizeram com ela. “Ela está em estado de choque tão grande que não consegue falar nada sobre o que aconteceu. Está muito difícil conseguir qualquer informação dela.”
A delegada disse que uma amiga da família da menina a encaminhou à uma unidade de saúde em Manicoré, e que ela informou que a índia havia caído de uma árvore. “Nos primeiros atendimentos médicos deu para observar que ela havia sofrido uma violência sexual muito séria. Por isso precisou ser trazida para Manaus”, disse a delegada. A psicóloga e a assistente social da delegacia serão as primeiras a entrar em contato com a índia, segundo informou a delegada. “Será preciso um trabalho muito grande para conseguir conquistar a confiança dessa criança.”
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o quadro de saúde da menina é estável e ela está reagindo bem ao tratamento. A secretaria informou, ainda, que a menina recebeu atendimento no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savves), na própria maternidade. Com o atendimento ela fez todos os exames necessários para esse tipo de ocorrência, além de ser medicada para combater Doenças Sexualmente Transmissiveis (DSTs).
Segundo a Fundação Nacional Saúde (Funasa), como não há parentes da menina em Manaus, ela está sob guarda do município. Amanhã será feito um exame para a comprovação da violência sexual. Linda Gláucia informou que esse exame não foi feito antes devido as condições de saúde da menina.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)