Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Memorial Jorge Teixeira passa por reformas


 
Gente de Opinião
 
Para reorganizar o museu um dos parceiros prometeu enviar um museólogo experiente em trabalhos na Amazônia. A expectativa é de que o Memorial esteja pronto para receber turistas ainda no mês de fevereiro.

Antes de ser um museu, a casa 501 da Rua José do Patrocínio funcionou como residência oficial dos governadores e suas famílias. Por lá passaram mais recentemente Humberto da Silva Guedes, que governou o Território Federal de Rondônia de maio de 1975 a abril de 1979; depois foi a vez do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, cujo primeiro mandato foi de abril de  1979 a janeiro de 1982, no comando do Território e depois de janeiro de 1982 a maio de 1985, quando governou o recém criado Estado de Rondônia. Depois de Teixeirão, foi a vez de Ângelo Angelim  (maio de 1985 a março de 1987), cujo governo foi chamado de mandato tampão para cobrir a transição entre o último governador nomeado e  o primeiro eleito em 1986 e empossado em março de 1987. Mas Jerônimo Santana já não morou na residência oficial. Por motivos pessoais preferiu uma casa particular. Em 2000, a casa foi doada para funcionamento do Memorial, que já existia desde 1993, pelo então governador José Bianco, através da Lei nº 936, de 13/12/2000.
 
Gente de Opinião

São mais de 350 peças presentes no acervo do museu, algumas doadas pelo próprio Jorge Teixeira antes de deixar o governo. Yêdda Pinheiro Borzacov, historiadora e ex-integrante do governo de Teixeirão, conta que um dia recebeu um recado de que o Coronel, como era identificado pelos  assessores e pela população,  precisava falar com ela. “Na verdade não cheguei a falar com ele naquele dia, mas recebi a encomenda. Dois pacotes enormes com pertences dele. Mais tarde ele me disse guarde, porque um dia você vai precisar”. Posteriormente Yêdda destinou o material a órgãos do governo para catalogação e tombamento.

Outras peças foram doadas pela família do ex-governador e por antigos colaboradores, além de coletas oficiais como as publicações diversas em jornais da capital e diários oficiais.  Além de retratar os seis anos do governo, o museu também dedica um espaço à atividade militar e outras ações políticas de Jorge Teixeira, como o período em que foi prefeito de Manaus.
 
Gente de Opinião

Cida Souza é a presidente do Memorial, no governo do Teixeirão ela ocupou a diretoria de Comunicação Social. Segundo ela, a casa não recebe nenhuma espécie de recurso oficial e é mantida atualmente por cerca de quatro colaboradores, de um total inicial de 63. “Muitos morreram e outros não tiveram mais condições de contribuir”, destaca. Para ela é muito importante o apoio do governo do Estado, não apenas mantendo profissionais para atendimento ao público, como para dar um suporte para o funcionamento do museu. “Não desejamos ver o museu no estado em que ficou recentemente”, lembrando que por falta de recursos não havia como   manter o local em bom  estado para visitação pública. Ainda segundo ela,  se o museu ainda tinha um aspecto razoável é graças ao trabalho voluntário de Salomão Arlindo Nascimento, que em troca de moradia faz a higienização do Memorial.

Fonte: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)