Segunda-feira, 29 de setembro de 2008 - 11h58
Membros da IV Turma do Ministério Público de Rondônia comemoraram, na sexta-feira (26), os 20 anos de carreira com uma palestra tendo como tema "A Constituição Cidadã e o Ministério Público¿, proferida pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia.
Em sua palestra, Olympio ressaltou que a base teórica para sustentação do Ministério Público é de ser agente político de transformação social para que se atinja aquilo que se estabelece na Constituição de 1988 como seus objetivos fundamentais: erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, para assim construir uma sociedade livre, justa e solidária.
Ele acentuou que a lição mais importante a ser assimilada pelos Membros do Ministério Público é de que a realidade social e a Justiça devem estar presentes em todos os momentos da vida dos operadores de Direito. O Ministério Público deve atuar preventivamente e a melhor prevenção é investir na criança e no adolescente.
O Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, presidiu a solenidade em comemoração aos 20 anos da IV Turma de Membros, que ingressou na Instituição em 1988, mesmo ano da promulgação da atual Constituição, e disse ter orgulho de ter acompanhado a trajetória daquela turma.
O Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho discursou em nome da IV Turma, ressaltando o papel que foi estabelecido para o Ministério Público na Constituição de 1988, de defesa da ordem jurídica e do regime democrático. Para Airton Pedro, as atividades desempenhadas pelos Promotores de Justiça se traduzem em um sacerdócio que impõe uma luta ininterrupta contra a injustiça social.
Para marcar a data, os membros da IV Turma receberam uma caneta personalizada. A Procuradoria-Geral de Justiça prestou homenagem à turma com a entrega de arranjos florais à Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda e à Promotora de Justiça Rita Maria Lima Moncks, representando os demais Membros que comemoravam 20 anos de carreira: Charles Tadeu Anderson, Airton Pedro Marin Filho, Rodolfo Rodrigues (atualmente Promotor de Justiça em São Paulo), José de Almeida Júnior (aposentado), Fernando Ferrari de Lima, Ladner Martins Lopes, Cláudio Wolff Harger, Carlos Grott, Jeová Benedito dos Santos (aposentado), Amadeu Sikorski Filho, Tarcísio Leite Mattos e Mauro Campello.
Logo após a palestra, o Promotor de Justiça Ladner Martins Lopes fez lançamento do livro de sua autoria O Segredo do Jurista. Apresentado pelo Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, o livro se compõe de duas partes: O Conto dos Contos e 70 Recados para um Jurista. No primeiro, a partir da análise de todas as nuanças de um grande julgamento, desvenda-se um segredo, que se descortina por meio da convergência de enredos que lhe imprimem requintes de um bom filme policial.
Em 70 Recados para um Jurista são feitas reflexões cristãs, tendo como pano de fundo o cotidiano do autor, que é Promotor de Justiça, sobretudo em face do convívio com seus pares no Ministério Público de Rondônia.
Fábia Assumpção MTE/372/AL
Fonte: Ascom MPRO
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)