Terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 16h23
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde ( Semusa), vai começar o ano com mais uma ação fundamental na qualificação do atendimento médico nas unidades de saúde da Capital. Trinta e dois médicos da rede municipal de saúde, que trabalham nas policlínicas Ana Adelaide, Hamilton Gondim, José Adelino, Manoel Amorin de Matos e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vão participar do curso de ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma). O curso inicia com uma aula solene no próximo dia 07,quinta feira, às 17:00hs, no Aquárius Selva Hotel, sala 01 do anexo Rio Madeira.
O curso oferece aos participantes um método seguro e confiável para o controle imediato do doente traumatizado, o conhecimento básico necessário para avaliar as condições de forma rápida e precisa, reanimar e estabilizar o doente em obediência a prioridades definidas, determinar se as necessidades do doente excedem os recursos da instituição, providenciar a transferência inter-hospitalar do doente de forma apropriada e garantir que esteja sempre disponível o melhor cuidado possível ao paciente atendido.
As aulas serão ministradas por uma equipe de profissionais médicos, da Escola de Cirurgiões do Brasil, vindos de Manaus e Acre. O corpo de instrutores é formado pelos médicos Cleinaldo de Almeida Costa, Bruno Sousa, Fernando R. Maximos, David Lima Carneiro, Manoel P. Coelho, José dos S. Sousa, sendo todos com formação em cirurgia geral. A equipe também é composta por enfermeiras e "manequins vivos" simulando pacientes graves da forma mais real possível, utilizando inclusive maquiagem apropriada para cada caso.
O curso vai possibilitar um treinamento para os médicos que atuam nos serviços de urgência e emergência, com o objetivo de orientar os profissionais na avaliação e atendimentos iniciais do doente traumatizado, aprimorando-os dentro dos critérios mais avançados e já adotados por vários países desenvolvidos. Nos quatro prontos atendimentos da Capital já existe equipamentos para o trabalho de urgência e emergência e os médicos do município já atendem esses casos, mas depois de cursos como estes, os profissionais agem com mais habilidade nas situações de pacientes em estado grave, pois entre os temas abordados vão estar o traumatismo, as lesões provocadas por queimaduras e frio, a parada cardiorrespiratória e a transferência para tratamento definitivo.
Conhecimento e Prática
A Secretaria Municipal de Saúde equipou um ambiente para atender o programa do curso que inclui demonstrações, discussões de grupo, sessões interativas de treinamentos práticos, cenários com doentes simulados, aulas e teste escrito. “A nossa expectativa sobre esse curso é grande, pois estamos fechando o ciclo de estratégias da prefeitura para atender a comunidade portovelhense com serviços médicos de urgência e emergência. Nossos serviços também vão passar a ter mais resolutividade” disse o secretário da Semusa Williames Pimentel.
Como parte da estratégia de ampliação do atendimento para urgências e emergências a renovação da frota de ambulâncias do SAMU e o novo formato de pronto atendimento com as UPAs que serão construídas na Capital. “O trabalho da prefeitura para atender a população nos casos de urgência e emergência vem sendo intensificado desde a reforma e ampliação dos pronto atendimentos, que contribuiram na redução da superlotação do João Paulo II, até o programa de humanização da rede municipal de saúde. Nós não medimos esforços para ampliar e equipar os ambientes, e com este curso oferecido aos médicos queremos demonstrar nosso compromisso não só com a estrutura mas com a capacitação do profissional que atende o nosso usuário [do Sistema único de Saúde (SUS)]” – disse o prefeito Roberto Sobrinho.
Benefícios
O secretário adjunto da Semusa, médico Eduardo Maiorquin, disse que o programa denominado "Advanced Trauma Life Support / ATLS" (Suporte Avançado de Vida no Trauma / SAVT), idealizado e implantado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, é moderno e seguro para os profissionais. Esse programa já foi adotado em cerca de 40 países nos cinco continentes, tendo permitido, o treinamento de cerca de 400.000 médicos em aproximadamente 25.000 cursos. No Brasil, o ATLS foi iniciado em 1989 tendo ampla expansão n Brasil, a partir de 1992.
O curso ATLS enfatiza a importância da participação do médico e valoriza a utilização de recursos complementares mínimos. Incentiva o sistema a utilizar, de forma racional, recursos geralmente já disponíveis e pouco dispendiosos. Contabiliza ainda as repercussões da redução da permanência em unidades de terapia intensiva e da diminuição das seqüelas incapacitantes, com um importante impacto na redução das despesas assistenciais e dos custos sociais.
Fonte: Aurimar Lima
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c