Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

MDA cria comitê gestor estadual do Programa Arca das Letras em Rondônia


Na manhã desta quinta-feira (22), uma reunião organizada pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Rondônia foi o ponto de partida para a criação do Comitê Gestor Estadual do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Na reunião, foram expostas as ações do programa e constituído o comitê que realizará uma série de atividades para a sua implantação.

Entre os participantes, estavam representantes das secretarias estaduais de Administração Penitenciária (Seapen) e de Educação (Seduc), do Batalhão de Polícia Ambiental, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de organizações não-governamentais (ONGs).

As arcas são caixas-estantes fabricadas e confeccionadas com madeira apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Depois de fabricadas, elas são doadas a comunidades rurais. As arcas contêm cerca de 200 livros com temas diversos, fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos governamentais e não-governamentais.

No final de 2006, o MDA firmou convênio com o governo do estado de Rondônia para a confecção de 300 arcas do programa. A fabricação das arcas beneficiará trabalhadores rurais do estado e será feita pelos sentenciados da Casa de Detenção Doutor José Mário Alves da Silva, mais conhecida como Urso Branco.

Inicialmente, o convênio possibilitará a prestação de serviços por parte de 22 dos detentos do Urso Branco. Um outro desdobramento do programa é a constituição de uma biblioteca na própria Casa de Detenção, com livros doados, e a formação de agentes de leitura.

PROJETO-PILOTO

Em Rondônia, o Programa Arcas das Letras foi implantado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2006, com a destinação de uma biblioteca rural ao Projeto de Assentamento (PA) São Pedro, mais conhecido pelos assentados como Esmosina Pinho, no município de Nova Mamoré. “A receptividade da população, em especial das crianças, tem sido das melhores. O interesse pela leitura tem contagiado as comunidades vizinhas, que já apresentaram pedidos para serem beneficiadas com sete arcas”, destacou o delegado do MDA, Júlio Chagas.

A coordenadora do programa em Rondônia, Wânia Maramaldo, ressaltou que, além dos assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, os trabalhadores rurais de comunidades ribeirinhas, indígenas, extrativistas e descendentes de quilombolas também formam o público prioritário do Arca das Letras.

BIBLIOTECAS RURAIS

O Programa Arca das Letras é uma política pública desenvolvida pela SRA/MDA que tem como objetivos criar oportunidades para o acesso aos livros, incentivar a leitura, colaborar para o conhecimento e a participação das famílias do campo. Outro objetivo do programa no meio rural é a própria formação dos agentes de leitura. Eles são voluntários que atuam na formação de leitores, criam espaços de troca e promovem a socialização do conhecimento. São escolhidos pelas comunidades onde há a instalação das arcas.

O programa ainda busca contribuir para a ressocialização de sentenciados do sistema prisional, através da qualificação profissional e do trabalho, com a valorização da mão-de-obra carcerária. Os apenados recebem uma bolsa de trabalho. Espera-se, com essa iniciativa, dar oportunidades para que os presos utilizem o conhecimento adquirido em marcenaria quando retornarem ao convívio social. A capacitação da mão-de-obra carcerária é feita por técnicos do MDA.

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi