Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MDA cria comitê gestor estadual do Programa Arca das Letras em Rondônia


Na manhã desta quinta-feira (22), uma reunião organizada pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Rondônia foi o ponto de partida para a criação do Comitê Gestor Estadual do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Na reunião, foram expostas as ações do programa e constituído o comitê que realizará uma série de atividades para a sua implantação.

Entre os participantes, estavam representantes das secretarias estaduais de Administração Penitenciária (Seapen) e de Educação (Seduc), do Batalhão de Polícia Ambiental, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de organizações não-governamentais (ONGs).

As arcas são caixas-estantes fabricadas e confeccionadas com madeira apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Depois de fabricadas, elas são doadas a comunidades rurais. As arcas contêm cerca de 200 livros com temas diversos, fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos governamentais e não-governamentais.

No final de 2006, o MDA firmou convênio com o governo do estado de Rondônia para a confecção de 300 arcas do programa. A fabricação das arcas beneficiará trabalhadores rurais do estado e será feita pelos sentenciados da Casa de Detenção Doutor José Mário Alves da Silva, mais conhecida como Urso Branco.

Inicialmente, o convênio possibilitará a prestação de serviços por parte de 22 dos detentos do Urso Branco. Um outro desdobramento do programa é a constituição de uma biblioteca na própria Casa de Detenção, com livros doados, e a formação de agentes de leitura.

PROJETO-PILOTO

Em Rondônia, o Programa Arcas das Letras foi implantado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2006, com a destinação de uma biblioteca rural ao Projeto de Assentamento (PA) São Pedro, mais conhecido pelos assentados como Esmosina Pinho, no município de Nova Mamoré. “A receptividade da população, em especial das crianças, tem sido das melhores. O interesse pela leitura tem contagiado as comunidades vizinhas, que já apresentaram pedidos para serem beneficiadas com sete arcas”, destacou o delegado do MDA, Júlio Chagas.

A coordenadora do programa em Rondônia, Wânia Maramaldo, ressaltou que, além dos assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, os trabalhadores rurais de comunidades ribeirinhas, indígenas, extrativistas e descendentes de quilombolas também formam o público prioritário do Arca das Letras.

BIBLIOTECAS RURAIS

O Programa Arca das Letras é uma política pública desenvolvida pela SRA/MDA que tem como objetivos criar oportunidades para o acesso aos livros, incentivar a leitura, colaborar para o conhecimento e a participação das famílias do campo. Outro objetivo do programa no meio rural é a própria formação dos agentes de leitura. Eles são voluntários que atuam na formação de leitores, criam espaços de troca e promovem a socialização do conhecimento. São escolhidos pelas comunidades onde há a instalação das arcas.

O programa ainda busca contribuir para a ressocialização de sentenciados do sistema prisional, através da qualificação profissional e do trabalho, com a valorização da mão-de-obra carcerária. Os apenados recebem uma bolsa de trabalho. Espera-se, com essa iniciativa, dar oportunidades para que os presos utilizem o conhecimento adquirido em marcenaria quando retornarem ao convívio social. A capacitação da mão-de-obra carcerária é feita por técnicos do MDA.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)