Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp ressalta ação do Conselho da Juventude



A deputada Marinha Raupp (PMDB) fez questão de registrar seu reconhecimento público, ontem em Brasília, do trabalho realizado pelo Conselho Nacional da Juventude(CNJ) junto ao Congresso Nacional em favor da elaboração de políticas públicas eficazes e absolutamente necessárias para a juventude brasileira. Segundo a deputada, os jovens  poderão  em breve contar com uma série de novos programas e projetos oficiais de inclusão social, tendo como alvo preferencial a juventude, sobretudo a mais carente, “O CNJ deverá funcionar como agente multiplicador de um grupo de iniciativas voltadas para a promoção, proteção e resgate do jovem brasileiro, em especial os em situação de risco”, garantiu a deputada.

A deputada de Rondônia, que deverá presidir a sessão de instalação, na Câmara dos Deputados, da Comissão Especial que vai elaborar o Estatuto da Juventude, é membro da Frente Parlamentar da Juventude e está promovendo atualmente em todo o estado de Rondônia a divulgação do Pacto Nacional pela Juventude, um programa inovador  que vincula o candidato às próximas eleições municipais aos anseios e expectativas da juventude brasileira, em particular aos projetos e programas que estão sendo elaborados em favor dos jovens. ”É hora do Governo, em todos os níveis dar a atenção devida aos jovens, sobretudo por se tratar de nosso maior banco de recursos humanos e imprescindível ao planejamento de nosso desenvolvimento”, acrescentou.

Uma das principais incentivadoras da priorização dos direitos da juventude em nível legislativo, Marinha Raupp é responsável por um projeto de lei, em tramitação na Câmara Federal, que estabelece a comprovação da qualidade de estudante e menor de 18 anos (identificação) e conseguiu ainda aprovar a lei que levou seu nome (Lei Marinha Raupp) que garantiu o atendimento psicológico a crianças e adolescentes na rede pública de saúde. A deputada teve ainda uma participação bastante ativa na Conferência Nacional da Juventude, tendo sido ainda responsável pela ida de um grupo de jovens rondonienses ao evento.

“Felizmente os jovens contam com um Conselho Nacional bastante atuante e articulado”, afirmou a deputada, ela mesma uma das grandes articuladoras da aprovação, este ano, da PEC da Juventude. Em reconhecimento a atuação parlamentar, o CNJ enviou esta semana Moção de Aplauso e Reconhecimento à Câmara Federal pela aprovação da PEC da Juventude - que inclui os jovens nos programas oficiais de atendimento integral, do PL n° 2513/07 - que possibilita a ampliação da licença-maternidade e do PL n°241/07 - que regulamenta o estágio profissional. Para a deputada, o Congresso Nacional cumpriu seu papel ao aprovar leis essenciais para a consolidação de políticas públicas para a juventude e para o reconhecimento dos jovens como cidadãos de direito.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)