Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp indica representante de Rondônia para Comissão Geral



A deputada federal, Marinha Raupp (PMDB), indicou a diretora do Centro de Referência Sonho de Liberdade, Betânia Cristina Souza de Assis, para apresentar os trabalhos desenvolvidos em Rondônia, com relação ao enfrentamento à violência contra a mulher, na Comissão Geral que discutirá o fim da violência contra a mulher. O evento acontece nesta quarta-feira, 4, na Câmara dos Deputados, Plenário Ulisses Guimarães, às 14h – horário de Brasília.

Segundo a deputada Marinha, “é importante que os participantes desta Comissão Geral conheçam o trabalho desenvolvido no estado sobre o tema”. Para ela, os dados apresentados no relatório da CPMI refletem um panorama pouco confortável para as administrações municipal e estadual.

“Precisamos debater este assunto até que medidas mais eficazes sejam adotadas em todas as unidades da federação. Por isso indiquei a Betânia para falar sobre as ações adotadas na capital (Porto Velho)”, disse a deputada.

Rede

Na segunda-feira, 2, Marinha Raupp participou da reunião ampliada com a rede de enfrentamento da violência contra a mulher. Neste encontro, as representantes dos órgãos integrantes da rede discutiram o panorama do estado apresentado no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

“É importante que se defina um grupo de trabalho permanente, tendo a frente o Conselho Estadual da Mulher, para dialogar com as instituições governamentais e não-governamentais e adotar ações de conscientização”, comentou a deputada.

De acordo com a deputada e as participantes da reunião o fortalecimento do Conselho Estadual é imprescindível. Além disso, é necessário estabelecer o calendário de ações da rede e manter o diálogo com o governo do estado para ampliar o atendimento à mulher vítima de violência, em especial, o funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher e o treinamento dos agentes de saúde que atendem esses tipos de casos.

Segundo Betânia de Assis, a instalação da Casa da Mulher Brasileira na capital será um importante passo para o atendimento às mulheres vitimadas.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira esta previsto no Programa “Mulher, Sem Violência”, onde serão integrados os serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para o trabalho, emprego e renda. O custo médio de cada centro é estimado em R$ 4,3 milhões, incluindo construção e aquisição de equipamentos.

A implantação deste programa, no estado, deve-se a atuação da deputada Marinha Raupp, que fez a indicação (nº 4342) para inclusão de Rondônia no Programa de Apoio à Estruturação de Novos Núcleos de Fronteira.

“Cada uma das unidades terá a finalidade de, em situações de violência, facilitar o acesso da vítima e uma estrutura que a acompanhe de forma integral”, comentou a deputada Marinha Raupp.

Fonte:  Carlos Eduardo de Lima

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)