Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp enaltece preservação do patrimônio histórico e cultural de Rondônia


Marinha Raupp enaltece preservação do patrimônio histórico e cultural de Rondônia - Gente de Opinião

O resgate do patrimônio histórico e cultural do estado de Rondônia tem sido defendido pela deputada federal Marinha Raupp, que juntamente com o senador Valdir Raupp tem garantido recursos para a revitalização e restauração de importantes pontos turísticos do estado. Entre eles, o Mercado Cultural (Bar do Zizi) de Porto Velho, que será inaugurado nesta sexta-feira (15/05).

Para garantir a revitalização e restauração desse importante centro histórico, a deputada Marinha Raupp e o senador Valdir Raupp garantiram junto ao Ministério do Turismo a liberação de recursos no valor de R$ 1 milhão e 23 mil, empenhados em 22 de dezembro de 2006 e a última parcela paga em 25 de outubro de 2007. Esse é um dos resultados do esforço em conjunto dos parlamentares, que tem se empenhado para garantir o fortalecimento do turismo e da cultura em Rondônia.

Segundo Marinha Raupp, essa também é uma forma de homenagear os pioneiros e as famílias tradicionais que tanto contribuíram para a construção e desenvolvimento do estado de Rondônia. “O resgate cultural e da memória do nosso querido estado, também garantirá que as gerações futuras conheçam a história e aprendam a valorizar o rico patrimônio de Rondônia”, afirmou.

O Mercado Cultural foi projetado em 1915, sendo parcialmente destruído por um incêndio na década de 60. O que sobrou da edificação foi preservado graças a um movimento popular, liderado pelo seu Zizi, um dos antigos permissionários do mercado. Agora, o mercado será inaugurado como um ponto de cultura, onde a população poderá contar com a comercialização de artesanato, um anfiteatro e praça de alimentação.

O trabalho em conjunto da deputada Marinha e do senador Raupp também garantiu recursos para a reforma e revitalização do mercado Central e da Vila Candelária, também na capital Porto Velho. O Mercado Central, inaugurado em 12 de junho de 1950, irá dispor de estrutura de comercialização para atender a uma demanda diversificada de produtos regionais, gêneros alimentícios, entre outros.

A Vila Candelária, surgida em 1909 como moradia para trabalhadores e operários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, também será revitalizada, o que contribuirá para o desenvolvimento sustentável local, beneficiando as famílias que ali residem. Atualmente existem na Vila 52 residências, sendo 20 originais da época da construção da Estrada de Ferro.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)