Porto Velho (RO) sábado, 16 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp destaca cooperação na fronteira de G.Mirim


A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) esteve presente na primeira reunião do Comitê de Fronteira Guajará-Mirim/Guayaramerín e ao participar da mesa cinco – composta pelas autoridades bolivianas e brasileiras –, destacou a cooperação mútua na resolução dos problemas comuns a esta região fronteiriça.Marinha Raupp destaca cooperação na fronteira de G.Mirim - Gente de Opinião

Nessa mesa de negociações, entre os temas abordados pelas autoridades locais, destacaram-se as questões relacionadas à educação, demanda energética, integração econômica e infraestrutura viária.

Com relação à educação, comentou-se a proposta apresentada pelo governador Confúcio Moura (PMDB) na abertura do evento, em que professores brasileiros e bolivianos ensinassem a língua pátria aos alunos da rede pública de ensino. Sobre esta questão, o embaixador brasileiro na Bolívia, João Luís Pereira Pinto, falou sobre situação semelhante vivida pelos estudantes de cidades brasileiras na fronteira com a Argentina e o Uruguai, onde há o reconhecimento da educação bilíngue por meio de acordo firmado com o Brasil, especificando que argentinos e brasileiros recebem os diplomas dos dois países. Pereira Pinto destacou a importância de estabelecer convênio entre as universidades bolivianas e brasileiras.

Ainda na questão educacional, Marinha Raupp informou a implantação do campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Guajará-Mirim, com a proposta de ser um Polo Tecnológico Binacional. “São vagas para educação tecnológica que podem impulsionar o intercâmbio educacional na região”, disse a deputada.

Outro ponto destacado foi a construção da hidrelétrica na localidade e a sugestão apresentada pela deputada Marinha Raupp foi o estabelecimento de um Acordo de Cooperação Técnica entre os Ministério de Minas e Energia (Brasil) e o correspondente boliviano, para que se faça um estudo técnico da demanda e do potencial energético da região.

Ponte Binacional

“A ponte binacional será construída”, afirmou o embaixador João Luís Pereira Pinto, destacando que esta construção é um acordo estabelecido pelo governo brasileiro.

Para o alcaide (prefeito) de Guayaramerín, José Alexander Guzmám Maldonado, é necessário que o projeto seja levado adianta, pois se trata de uma obra importante para o desenvolvimento regional.

De acordo com André Reitz do Vale, superintendente regional do DNIT, o projeto está finalizado e a construção da ponte interligando o Brasil a Bolívia por Guajará-Mirim está na fase de elaboração do edital de licitação. No mês de outubro, Tarcísio Gomes Teixeira, diretor executivo do DNIT, apresentou o prospecto da futura Ponte Binacional durante a explanação da Modelagem de Transportes e das Políticas de Transportes, no Seminário de Logística de Transporte do Estado de Rondônia, realizado em Porto Velho.

Reitz declarou que caberá ao governo boliviano construir a estrada de acesso a ponte e ao governo brasileiro a construção da cabeceira, na área territorial da Bolívia.

Segundo Marinha Raupp, membro titular da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, o atraso na obra ocorre devido à readequação do projeto executivo. “Agora, estamos trabalhando no Congresso para que esta obra seja incluída no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC)”, esclareceu a deputada.

Fonte: Carlos Eduardo de Lima / Foto – Markus Silva

Mais Sobre Política

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que suspende eleições de diretores de escolas públicas

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que suspende eleições de diretores de escolas públicas

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 338/19, de autoria do presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB), revogando todas

Agentes de saúde de Rondônia voltam a receber adicional de insalubridade

Agentes de saúde de Rondônia voltam a receber adicional de insalubridade

A partir de dezembro, 533 servidores da saúde de Rondônia que atuam na área de endemias voltarão a receber adicional de insalubridade. O valor acresci

Cristiane Lopes participa de Encontro Mulheres Progressistas - Fortalecendo o Futuro

Cristiane Lopes participa de Encontro Mulheres Progressistas - Fortalecendo o Futuro

A vereadora Cristiane Lopes (PP) participou no último final de semana do Encontro Mulheres Progressistas, que aconteceu no espaço Millenium, na cida