Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp destaca cooperação na fronteira de G.Mirim


A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) esteve presente na primeira reunião do Comitê de Fronteira Guajará-Mirim/Guayaramerín e ao participar da mesa cinco – composta pelas autoridades bolivianas e brasileiras –, destacou a cooperação mútua na resolução dos problemas comuns a esta região fronteiriça.Marinha Raupp destaca cooperação na fronteira de G.Mirim - Gente de Opinião

Nessa mesa de negociações, entre os temas abordados pelas autoridades locais, destacaram-se as questões relacionadas à educação, demanda energética, integração econômica e infraestrutura viária.

Com relação à educação, comentou-se a proposta apresentada pelo governador Confúcio Moura (PMDB) na abertura do evento, em que professores brasileiros e bolivianos ensinassem a língua pátria aos alunos da rede pública de ensino. Sobre esta questão, o embaixador brasileiro na Bolívia, João Luís Pereira Pinto, falou sobre situação semelhante vivida pelos estudantes de cidades brasileiras na fronteira com a Argentina e o Uruguai, onde há o reconhecimento da educação bilíngue por meio de acordo firmado com o Brasil, especificando que argentinos e brasileiros recebem os diplomas dos dois países. Pereira Pinto destacou a importância de estabelecer convênio entre as universidades bolivianas e brasileiras.

Ainda na questão educacional, Marinha Raupp informou a implantação do campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Guajará-Mirim, com a proposta de ser um Polo Tecnológico Binacional. “São vagas para educação tecnológica que podem impulsionar o intercâmbio educacional na região”, disse a deputada.

Outro ponto destacado foi a construção da hidrelétrica na localidade e a sugestão apresentada pela deputada Marinha Raupp foi o estabelecimento de um Acordo de Cooperação Técnica entre os Ministério de Minas e Energia (Brasil) e o correspondente boliviano, para que se faça um estudo técnico da demanda e do potencial energético da região.

Ponte Binacional

“A ponte binacional será construída”, afirmou o embaixador João Luís Pereira Pinto, destacando que esta construção é um acordo estabelecido pelo governo brasileiro.

Para o alcaide (prefeito) de Guayaramerín, José Alexander Guzmám Maldonado, é necessário que o projeto seja levado adianta, pois se trata de uma obra importante para o desenvolvimento regional.

De acordo com André Reitz do Vale, superintendente regional do DNIT, o projeto está finalizado e a construção da ponte interligando o Brasil a Bolívia por Guajará-Mirim está na fase de elaboração do edital de licitação. No mês de outubro, Tarcísio Gomes Teixeira, diretor executivo do DNIT, apresentou o prospecto da futura Ponte Binacional durante a explanação da Modelagem de Transportes e das Políticas de Transportes, no Seminário de Logística de Transporte do Estado de Rondônia, realizado em Porto Velho.

Reitz declarou que caberá ao governo boliviano construir a estrada de acesso a ponte e ao governo brasileiro a construção da cabeceira, na área territorial da Bolívia.

Segundo Marinha Raupp, membro titular da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, o atraso na obra ocorre devido à readequação do projeto executivo. “Agora, estamos trabalhando no Congresso para que esta obra seja incluída no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC)”, esclareceu a deputada.

Fonte: Carlos Eduardo de Lima / Foto – Markus Silva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)