Terça-feira, 13 de fevereiro de 2007 - 20h11
A deputada Marinha Raupp(PMDB-RO) defendeu, nesta terça-feira, em audiência com o ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, a regularização do comércio entre Brasil e a Bolívia, a partir da implantação do Centro Integrado de Fiscalização de Fronteiras, na cidade de Costa Marques.
Na audiência, a deputada que esteve acompanhada do prefeito da cidade, Élio Machado de Assis, recebeu a garantia do ministro de implantação deste Centro com toda a estrutura de um órgão de fronteira, incluindo postos da Polícia Federal, da Receita Federal, da Capitania dos Portos, de uma Aduana e da Delegacia Federal da Agricultura.
Marinha Raupp lembrou, ao ministro da Justiça, que a população de Costa Marques está impossibilitada de exportar seus produtos(grãos, manufaturados e outras matérias-primas) para a Bolívia, em virtude da decisão das forças policiais brasileiras de aplicarem o princípio da reciprocidade entre os dois países, baseando-se no decreto-lei 4.543/2006,que estabelece que o comércio mesmo no varejo, com o exterior, somente ocorrerá em pontos de fronteira que sejam alfandegados.
A decisão está penalizando a comunidade de Costa Marques que, ao longo dos últimos anos, sempre manteve um comércio informal com a Bolívia a partir da localidade de Buena Vista, disse a deputada. Por isso, adiantou Marinha Raupp, "apelamos ao ministro da Justiça a urgente adoção de medidas que impliquem na implantação de órgãos fiscalizadores e normatizadores das relações comerciais entre os dois paises".
O prefeito de Costa Marques, Élio Machado de Assis(PMDB), considerou como excelente o resultado da audiência com o ministro, e destacou o papel da deputada Marinha Raupp. "A deputada sempre esteve buscando soluções para este impasse comercial na fronteira".No final da audiência, o prefeito propôs a realização de um encontro em Costa Marques, ainda este ano, com as presenças do ministro da Justiça e de representantes do governo boliviano como forma de abreviar a solução deste problema que vem afetando as relações entre as duas comunidades irmãs.
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)