Terça-feira, 13 de fevereiro de 2007 - 20h11
A deputada Marinha Raupp(PMDB-RO) defendeu, nesta terça-feira, em audiência com o ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, a regularização do comércio entre Brasil e a Bolívia, a partir da implantação do Centro Integrado de Fiscalização de Fronteiras, na cidade de Costa Marques.
Na audiência, a deputada que esteve acompanhada do prefeito da cidade, Élio Machado de Assis, recebeu a garantia do ministro de implantação deste Centro com toda a estrutura de um órgão de fronteira, incluindo postos da Polícia Federal, da Receita Federal, da Capitania dos Portos, de uma Aduana e da Delegacia Federal da Agricultura.
Marinha Raupp lembrou, ao ministro da Justiça, que a população de Costa Marques está impossibilitada de exportar seus produtos(grãos, manufaturados e outras matérias-primas) para a Bolívia, em virtude da decisão das forças policiais brasileiras de aplicarem o princípio da reciprocidade entre os dois países, baseando-se no decreto-lei 4.543/2006,que estabelece que o comércio mesmo no varejo, com o exterior, somente ocorrerá em pontos de fronteira que sejam alfandegados.
A decisão está penalizando a comunidade de Costa Marques que, ao longo dos últimos anos, sempre manteve um comércio informal com a Bolívia a partir da localidade de Buena Vista, disse a deputada. Por isso, adiantou Marinha Raupp, "apelamos ao ministro da Justiça a urgente adoção de medidas que impliquem na implantação de órgãos fiscalizadores e normatizadores das relações comerciais entre os dois paises".
O prefeito de Costa Marques, Élio Machado de Assis(PMDB), considerou como excelente o resultado da audiência com o ministro, e destacou o papel da deputada Marinha Raupp. "A deputada sempre esteve buscando soluções para este impasse comercial na fronteira".No final da audiência, o prefeito propôs a realização de um encontro em Costa Marques, ainda este ano, com as presenças do ministro da Justiça e de representantes do governo boliviano como forma de abreviar a solução deste problema que vem afetando as relações entre as duas comunidades irmãs.
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos
O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho
O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)