Segunda-feira, 6 de setembro de 2010 - 12h59
“Se até a imprensa internacional reconhece, na hora em que Rondônia entender a preocupação de Confúcio Moura com a educação, não vai ter para ninguém: vai elegê-lo no primeiro turno!” A declaração é da deputada federal Marinha Raupp (PMDB), candidata à reeleição pela mesma coligação em que Confúcio Moura (PMDB) disputa o governo do Estado – a “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB).
A menção à imprensa estrangeira, conforme explicou Marinha, diz respeito à reportagem da edição deste domingo (05) do jornal norte-americano “The New York Times”, traduzida e reproduzida no mesmo dia nas versões eletrônicas de diversos sites brasileiros sob o título “Carências na educação limitam o crescimento do Brasil”.
A reportagem, segundo a deputada, chamou a sua atenção porque Confúcio Moura, até contrariando parte da sua assessoria (que prefere priorizar a saúde e a violência), tem insistido em colocar o problema da educação como um dos que vai atacar mais fortemente em seu governo, a exemplo do que fez como prefeito de Ariquemes com a implantação do Projeto Burareiro, de Educação em tempo integral com responsabilidade social.
“Para se ter uma idéia do quanto Confúcio Moura representa o avanço para Rondônia em suas propostas, ainda na semana que passou o Projeto Burareiro recebeu inúmeros elogios do visitante Geenes Alves, representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura (Cenpec), que esteve em Ariquemes a serviço do UNICEF”, revelou Marinha Raupp.
De acordo com a deputada, a certa altura a reportagem do jornal norte-americano informa que “ao longo da última década, os estudantes brasileiros ficaram entre os últimos países nos exames internacionais de competências básicas como leitura, matemática e ciências, atrás de outros países latino-americanos como o Chile, Uruguai e México”.
Como se não bastasse, conforme acentua Marinha Raupp, o texto acrescenta que “os brasileiros de 15 anos de idade ficaram em 49º lugar entre os 56 países no teste de leitura do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes, com mais da metade dos alunos qualificados no nível de leitura mais baixo do teste em 2006, o ano mais recente disponível. Em matemática e ciências, eles foram ainda pior.”
Tendo ela própria comprometido boa parte dos seus quatro mandatos na Câmara Federal com a educação rondoniense – ainda na semana que passou, seu trabalho em Brasília possibilitou à Unir anunciar a criação do curso de Zootecnia em Presidente Médici -, Marinha Raupp disse que, depois de ler a tradução da reportagem do jornal norte-americano, se já não tinha muitas dúvidas, agora está plenamente convicta de que Confúcio Moura no governo não será apenas a melhor solução para o Estado, mas uma contribuição inestimável para ajudar o Brasil a superar essa derradeira barreira ao desenvolvimento pleno do país.
De acordo com Marinha Raupp, para quem estiver interessado em conferir, a tradução do texto deste domingo do jornal “The New York Times” pode ser lida por intermédio dos links http://www.rondoniasim.com.br/?secao=16&id=3212 ou http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2010/09/05/carencias-na-educacao-limitam-o-crescimento-do-brasil.jhtm
Fonte: Edna Okabayashi
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado