Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marina Silva: Projeto Rio Madeira continua em análise


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fala à imprensa após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente interino do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Margarido, no Palácio da Alvorada 

Brasília - Depois de passar boa parte do dia no Palácio do Alvorada, na data citada como o limite para a concessão da licença prévia das usinas do Rio Madeira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que não sairia hoje (31) a decisão sobre a viabilidade ambiental ou não de Jirau e Santo Antônio.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau (quando ocupava o cargo), disseram este ano que a não-autorização ao projeto até 31 de maio exigiria a busca por outras fontes de energia, mais poluentes, para dar conta da demanda do país.

As duas usinas que o governo federal quer construir no rio, em Rondônia, somam 6.450 megawatts – aproximadamente metade da potência de Itaipu, a usina mais potente do país. A obra depende da concessão de licença prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, Marina Silva reiterou que o governo está trabalhando "com todo o afinco" para viabilizar, do ponto de vista ambiental, a construção das duas hidrelétricas. Ao ser indagada sobre a prazos, ela respondeu, como havia feito no Rio, que no momento oportuno a equipe ambiental se pronunciaria. "Nós estamos trabalhando com o sentido de urgência para analisar as respostas que foram dadas. Os técnicos do Ibama estão fazendo a avaliação de cada um dos aspectos e trabalhando para poder se pronunciar oportunamente com toda a isenção".

Os estudos ambientais das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau foram elaborados por um consórcio formado pela estatal do setor elétrico Furnas e pela empreiteira Odebrecht, que informam ter gastado, até agora, cerca de R$ 150 milhões no trabalho. Os documentos ficaram prontos em maio de 2005, mas, a pedido do Ibama, as duas empresas interessadas no projeto tiveram de prestar sucessivos esclarecimentos ao órgão sobre questões referentes a sedimentos, peixes e mercúrio, entre outros pontos.

Na última sexta-feira (25), representantes do governo e do consórcio e especialistas examinaram as últimas complementações, entregues ao Ibama no dia 11. Em abril, o instituto havia publicado parecer recomendando a não-emissão da licença prévia e pedindo a elaboração de um novo estudo de impacto ambiental pelo consórcio.

O presidente Lula, relatou Marina Silva, está tranqüilo com relação ao assunto. Segundo ela, a maior preocupação dele é que as coisas se resolvam "de forma satisfatória", dos pontos de vista ambiental e energético: "O que o governo quer é que se possa ter suprimento de energia com viabilidade ambiental. É isso que está se procurando fazer, tanto da parte do Ibama, quanto da parte do Ministério de Minas e Energia". 
 
Fonte: Ana Paula Marra  - Agência Brasil

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)