Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana é favorável a criação de conselho político do PSDB


 
A vereadora Mariana Carvalho (PSDB) declarou na manhã desta terça – feira, 5, que é favorável a proposta de criação de um conselho político para assessoramento das decisões a serem adotadas pela legenda. A intenção de se criar esse colegiado surgiu durante reunião entre os oito governadores tucanos no último sábado,2, em Belo Horizonte - MG.

“Os governadores fizeram uma sugestão à direção naMariana é favorável a criação de conselho político do PSDB - Gente de Opiniãocional para criar esse órgão de natureza consultiva, com figuras representativas do partido para trabalhar em perfeita harmonia com a direção nacional”, declarou a parlamentar que é secretária de políticas públicas para mulheres jovens do PSDB nacional e preside a ala jovem da agremiação em Rondônia.

De acordo com a proposta inicial a ser apresentada à cúpula tucana, esse conselho terá 14 membros: os oito governadores peessedebistas; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o ex-governador de São Paulo José Serra; o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Luiz Paulo Vellozo Lucas; um integrante da Executiva Nacional do partido; o senador Aécio Neves, como representante do Senado; e um representante da Câmara, a ser definido.

Conforme o governador de Goiás, Marconi Perillo, o conselho terá o objetivo de assessorar e colaborar na formação de ideias, no gerenciamento de crises, na elaboração de projetos e na forma como o partido deve lidar com o governo federal.

Para o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, a criação do conselho não deverá interferir nas decisões da Executiva do partido, e sim atuar em sintonia. Segundo ele, Conselho e Executiva definirão a forma que o partido deve agir com o governo federal, além de quais devem ser as prioridades para a legenda melhorar seu desempenho.

Ele informou que uma próxima reunião de governadores deverá ser realizada em Goiás, em data a ser confirmada. Estiveram presentes no evento minério os governadores Antonio Anastasia (Minas Gerais), Anchieta Júnior (Roraima), Beto Richa (Paraná), Geraldo Alckmin (São Paulo), Marconi Perillo (Goiás), Simão Jatene (Pará), Siqueira Campos (Tocatins) e Teotônio Vilela Filhos (Alagoas).

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025

Deputada Cristiane Lopes lidera mobilização pela derrubada do Veto 50/2025

 A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) intensificou a articulação no Congresso Nacional pela derrubada do Veto nº 50/2025, que trata do Pr

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)