Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho quer divulgação do Estatuto do Idoso nas escolas



O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa transcorrido nesta segunda – feira, 15, foi lembrado na Câmara Municipal de Porto Velho pela vereadora Mariana Carvalho (PSDB).

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unias (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

Durante o seu discurso em alusão ao Dia de Conscientização da Violência conta Pessoa Idosa, Mariana Carvalho sugeriu que a Prefeitura de Porto Velho por meio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social realize uma ampla campanha para divulgar o Estatuto do Idoso.

“Em termos mundiais, o Brasil tem essa lei bastante avançada, mas na prática ainda precisamos ter mais eficácia”, disse a parlamentar, ressaltando que os nossos idosos formalmente têm seus direitos garantidos, mas falta serem materializados de forma mais efetiva. A tucana lembrou que a legislação é nova porque foi promulgada em 2003, e portanto, precisa ser melhor  divulgada  para a população conhecer com mais precisão.

Na ótica da segunda secretária da Mesa Diretora, assim como a criança e o adolescente devem ter um atendimento especial, os idosos também são prioridades perante os demais cidadãos. “A própria família, às vezes deixa o idoso em situação de risco, mas nem sempre é porque quer, e sim por falta de informação e orientação”, analisou .

Com base nessa realidade, ela defendeu que os estudantes da rede pública municipal devem conhecer o Estatuto do Idoso. “Não devemos restringir essa questão a elaboração de leis e políticas públicas”, observou a peessedebista, defendendo que as crianças devem crescer sabendo da necessidade de se respeitar os idosos. “Os jovens de hoje, são os idosos de amanhã, então temos que refletir sobre o respeito para quem tem idade mais avançada”, concluiu Mariana Carvalho.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)