Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho participa de audiência pública na Ponta do Abunã e ouve reivindicações de moradores de Extrema


Mariana Carvalho participa de audiência pública na Ponta do Abunã e ouve reivindicações de moradores de Extrema   - Gente de Opinião
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) visitou na última sexta–feira, 16, a Ponta do Abunã.

 
Na oportunidade, ela participou de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia na Escola Jayme Peixoto de Alencar no distrito de Extrema.

O objetivo da sessão solicitada pelo deputado Jean Oliveira (PSDB) foi esclarecer rumores que surgiram na Ponta do Abunã de que uma empresa de georreferenciamento a serviço do  Terra Legal, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, estaria de posse de um mapa atualizado solicitado pela Funai, no qual  as glebas Euclides da Cunha e Marmelo passariam a fazer parte das terras indígenas Kaxarari.

Única representante da bancada de Rondônia presente na audiência, Mariana Carvalho compareceu ao evento com o objetivo de ajudar a resolver a situação junto aos órgãos da esfera federal.

A própria Funai enviou um documento que foi lido durante a audiência,  esclarecendo que neste momento não existe nenhuma definição sobre esse assunto o qual  será discutido futuramente.

 Mariana Carvalho lembrou que desde o período em que foi vereadora de Porto Velho (2009 – 2012) sempre apresentou  pedidos de providências para beneficiar a Ponta do Abunã.

“Quando  fui convidada pelo deputado Jean Oliveira para vir ajudar a resolver essa situação  dos povos indígenas e dos produtores rurais vim participar porque é uma causa  do interesse de todos nós”, discursou a tucana.

Para ela, a população do local não pode deixar situações como essas prejudicarem  a harmonia entre os moradores que devem estar sempre unidos para mostrar as potencialidades do distrito de Extrema e lutar pela emancipação da localidade que sofre por falta de benefícios devido a distância da Capital Porto Velho.

 “No final do meu curso de direito, apresentei o TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso)  sobre mediação de conflitos e comprovei mais uma vez neste caso em Extrema que o diálogo é o melhor caminho em situações como essas onde se precisa de esclarecimentos”, concluiu a tucana.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)