Terça-feira, 7 de julho de 2015 - 12h40
A deputada Mariana Carvalho (PSDB) que articulou a realização em Rondônia da audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a Violência contra Jovens Negros e Pobres no Brasil, destacou os avanços para esse grupo social após os debates desta segunda – feira em Porto Velho, 6.
Durante o evento que lotou o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa de autoridades, militantes da causa e representantes de movimentos sociais, os integrantes do colegiado receberam a notícia do presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho, que o Legislativo estadual vai abraçar essa causa.
O presidente da Casa participou da audiência com outros deputados estaduais e destacou o papel do parlamento na discussão de temas interesse da população. “Precisamos mapear o crescimento do número de jovens vítimas da violência”, declarou o parlamentar, que manifestou o interesse de se criar uma CPI também na Assembleia com esse mesmo propósito.
Porto Velho não estava na lista das cidades que iriam sediar as audiências públicas da CPI, mas a deputada Mariana Carvalho na condição de vice – presidente do colegiado solicitou aos demais membros que contemplassem a Capital rondoniense com essa discussão por considerar importante debater a questão no âmbito estadual.
“Solicitei a realização dessa audiência em Porto Velho não com base apenas nas estatísticas de violência porque Rondônia está na 17ª posição no cenário nacional, distante de estados que lideram o ranking como, por exemplo, Alagoas e Paraíba”, explicou a tucana.
Ela esclareceu, entretanto, que o principal motivo da sua preocupação é o fato da proximidade de Rondônia com a Bolívia o que na sua visão, facilita o acesso de jovens ao mundo das drogas, contribuindo com a violência, inclusive em casos de acerto de contas.
A congressista comprovou o seu argumento ao fazer diligência com os demais membros da CPI na manhã desta segunda – feira no Refúgio Canaã, centro de tratamento de dependência química. Nos seus depoimentos à comissão, os ouvidos disseram que realmente a fronteira com a Bolívia facilita o acesso as drogas, principalmente pelo preço baixo.
Diante da sua iniciativa, Mariana Carvalho foi elogiada pelo presidente da Comissão, o deputado Reginaldo Lopes (PT – MG) e pela relatora, a deputada Rosângela Gomes (PRB – RJ).
“Mariana vem fazendo um papel importante nos encaminhamentos das nossas proposições, inclusive dentro do seu partido e está de parabéns por ter trazido esse tema tão importante para Rondônia”, concluiu o presidente da CPI.
Fonte: Ascom
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla