Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 18h15
A vereadora Mariana Carvalho, presidente do PSDB Jovem de Rondônia, foi homenageada nesta segunda-feira, 05/07, com a Medalha Dom Pedro II, Patrono dos Bombeiros do Brasil. A comenda, a mais alta distinção da corporação, foi entregue durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, presidida pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Nunes Pereira, no auditório do Ministério Público Estadual.
A Vereadora Mariana Carvalho foi a única vereadora de Rondônia a receber a condecoração. Alem dela, outras autoridades e personalid
ades foram homenageadas com a comenda, como seus pais, Dr. Aparício Carvalho e Dra. Maria Sílvia. Na ocasião também foram condecorados diversos combatentes por anos de serviço relevantes, com as comendas mérito bombeiro militar, primeiro e segundo decênio.
“Esta é uma maneira de reconhecer o esforço em prol da causa dos Bombeiros. É gente que ajuda e colabora para que a Corporação seja melhor e mais eficiente”, disse o comandante geral Ronaldo Nunes Pereira.
Durante o evento o comandante geral destacou a expansão de quartéis nos 12 anos de implantação da corporação em Rondônia. Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com 608 efetivos espalhados em mais de 13 unidades que atendem em todo território rondoniense. “Somos o terceiro maior Corpo de Bombeiros da região Norte”, salientou.
De 2009 até 2010 mais de R$ 12 milhões foram investidos para obtenção de viaturas e equipamentos. Foi lembrada na ocasião a aquisição no início de agosto da primeira escada Magirus. Ela será de 37 metros e atenderá em Porto Velho cobrindo a demanda de mais de 95% dos edifícios da capital. A escada será a primeira de controle remoto do Brasil.
Nunes também falou da formação e capacitação dos novos bombeiros. Disse que vários cursos foram ministrados, e citou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Curso de Formação de Cabos, e Curso de Habilitação de Oficial de Administração Bombeiro Militar, entre outros. “Temos equipamentos, mas precisamos também ter melhores bombeiros sempre”, finalizou o comandante.
Homenagem na Câmara
Por iniciativa da vereadora Mariana Carvalho a Câmara Municipal de Porto Velho realizou uma sessão especial, na manhã da última terça-feira, 29/06, na qual o Corpo de Bombeiros de Rondônia foi homenageado pelos vereadores com o Título ‘Amigo de Porto Velho’.
Ao destacar o mérito da homenagem, a vereadora declarou da tribuna, que aquele era um gesto de reconhecimento pelo trabalho prestado pela corporação em todo o Estado de Rondônia, lembrando o lema do Corpo de Bombeiros, “Vidas alheias, riquezas Salvar”, para mensurar a importância dos serviços da instituição.
A vereadora também lembrou o Dia Nacional do Bombeiro e a história da instalação dos Bombeiros no antigo Território Federal de Rondônia. “A data é justa e cabe para parabenizar uma das entidades mais confiáveis que temos”, enfatizou. “Vocês são os anjos a quem mais recorremos nos momentos de aflição”, emendou ao se dirigir, diretamente, aos bombeiros presentes.
Em seguida, o coordenador de operações e instrução do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Caetano, representando o comandante, Ronaldo Nunes Pereira, agradeceu pelo reconhecimento. “Nossa ação é sempre em momentos críticos, mas também é em conjunto com a sociedade”, observou, citando o Projeto Verão Limpo, que atende a população ribeirinha em época de festivais de praia.
Durante a sessão, foi realizada a entrega de certificados para os homenageados do dia com o Título de Amigo de Porto Velho. Na cerimônia estavam também presentes, o presidente da câmara, Hermínio Coelho, e demais vereadores, o coronel Policial Militar José Pachá, e o tenente coronel PM Enêdi Dias, representante da Assembléia Legislativa.
Fonte: Sergio Mello
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)