Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marcos Rogério trabalha por universidade na região Amazônica

Universidade deve ser instalada no município de Ji-Paraná


Marcos Rogério trabalha por universidade na região Amazônica - Gente de Opinião

Apesar de reconhecer a Amazônia como maior bacia hidrográfica do planeta, com importantes reservas minerais e a maior biodiversidade mundial, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) lamentou em Plenário, nesta segunda-feira (23), que a região ainda não se destaque como prioridade de um Plano Nacional de Desenvolvimento.

 

Segundo apontou o parlamentar, as pesquisas na região ainda são ínfimas; a região carece de investimentos e planejamento estratégico para a promoção do desenvolvimento local, faltam universidades e centros de pesquisas especializados.

 

“A única oportunidade em que a Amazônia é lembrada é quando a mídia nacional e internacional destaca os índices de desmatamento. Ou seja, nessas ocasiões, a Amazônia ocupa espaço e a preocupação da sociedade.  Contudo, não há o mesmo interesse para debater a importância da educação, da ciência e tecnologia nos estados da Amazônia. Reconhecer a importância estratégica da região para o país é tão óbvia quanto a necessidade de um planejamento que fomente e incentive a educação, a ciência e a tecnologia”, ressaltou.

 

Segundo o parlamentar, as estruturas de ensino e pesquisa são insuficientes e as existentes não possuem condições de ofertarem aos jovens a mesma qualidade de educação superior ofertadas em outras regiões do país. “Como consequência, há uma baixa condição local de internalização dos processos produtivos e de inovação, pois os investimentos estão desconectados e distantes das pessoas”, disse.

 

Como forma de reverter esse quadro, o senador propôs ao governo federal a criação da Universidade Federal Rural da Amazônia Ocidental. Na última quinta-feira (19/09), o parlamentar se reuniu com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em busca de apoio para a implementação do projeto.

 

“É fundamental que os governos estaduais, com o apoio do governo federal, intensifiquem os investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável dos estados da região amazônica. Confio que essa Universidade irá proporcionar o incentivo adequado para fomentar a educação e ciência e tecnologia com um olhar dedicado à Amazônia e permitindo que a pesquisa seja feita efetivamente por quem mora na região amazônica”, salientou.

 

Segundo a proposta apresentada por Marcos Rogério, a universidade deve ser instalada em Ji-Paraná, Rondônia. O ministro da Educação Abraham Weintraub acolheu a ideia apresentada pelo parlamentar e informou dará encaminhamento ao envio de uma proposta legislativa.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)