Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marcos Rogério trabalha por universidade na região Amazônica

Universidade deve ser instalada no município de Ji-Paraná


Marcos Rogério trabalha por universidade na região Amazônica - Gente de Opinião

Apesar de reconhecer a Amazônia como maior bacia hidrográfica do planeta, com importantes reservas minerais e a maior biodiversidade mundial, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) lamentou em Plenário, nesta segunda-feira (23), que a região ainda não se destaque como prioridade de um Plano Nacional de Desenvolvimento.

 

Segundo apontou o parlamentar, as pesquisas na região ainda são ínfimas; a região carece de investimentos e planejamento estratégico para a promoção do desenvolvimento local, faltam universidades e centros de pesquisas especializados.

 

“A única oportunidade em que a Amazônia é lembrada é quando a mídia nacional e internacional destaca os índices de desmatamento. Ou seja, nessas ocasiões, a Amazônia ocupa espaço e a preocupação da sociedade.  Contudo, não há o mesmo interesse para debater a importância da educação, da ciência e tecnologia nos estados da Amazônia. Reconhecer a importância estratégica da região para o país é tão óbvia quanto a necessidade de um planejamento que fomente e incentive a educação, a ciência e a tecnologia”, ressaltou.

 

Segundo o parlamentar, as estruturas de ensino e pesquisa são insuficientes e as existentes não possuem condições de ofertarem aos jovens a mesma qualidade de educação superior ofertadas em outras regiões do país. “Como consequência, há uma baixa condição local de internalização dos processos produtivos e de inovação, pois os investimentos estão desconectados e distantes das pessoas”, disse.

 

Como forma de reverter esse quadro, o senador propôs ao governo federal a criação da Universidade Federal Rural da Amazônia Ocidental. Na última quinta-feira (19/09), o parlamentar se reuniu com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em busca de apoio para a implementação do projeto.

 

“É fundamental que os governos estaduais, com o apoio do governo federal, intensifiquem os investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável dos estados da região amazônica. Confio que essa Universidade irá proporcionar o incentivo adequado para fomentar a educação e ciência e tecnologia com um olhar dedicado à Amazônia e permitindo que a pesquisa seja feita efetivamente por quem mora na região amazônica”, salientou.

 

Segundo a proposta apresentada por Marcos Rogério, a universidade deve ser instalada em Ji-Paraná, Rondônia. O ministro da Educação Abraham Weintraub acolheu a ideia apresentada pelo parlamentar e informou dará encaminhamento ao envio de uma proposta legislativa.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)