Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MANIFESTO 11 DE AGOSTO



Neste 11 de agosto, DIA DO ADVOGADO, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, fiel a seus princípios em defesa das prerrogativas dos advogados, da ordem jurídica, do Estado democrático de Direito, da ética na política, da moralidade no trato da coisa pública, e atenta ao que dispõe o Art. 44 da Lei n.8.906/94, torna públicas as seguintes posições:

1 - Alertar o Poder Judiciário quanto à prestação jurisdicional, principalmente quanto às Comarcas mais distantes e aos mais necessitados, enunciando que os desígnios da Justiça devem chegar àqueles que mais necessitam.

2 - Manifestar sua preocupação com a aprovação de leis que cerceiam direitos conquistados dos trabalhadores, constituindo-se em instrumentos de pressão contra os movimentos sociais.

3 – Exigir das instituições responsáveis apuração efetiva e transparente diante das denúncias que recaem sobre os homens públicos, dando à sociedade as respostas que seus segmentos tanto almejam.

4 – Declarar que a OAB se mantém atenta aos episódios de inversão de valores, em que a União, o Estado e Município, que deveriam proteger os cidadãos são justamente os que mais violam esses direitos e, por isso, mais entopem o Judiciário com demandas sabidamente improcedentes.

5 – Exigir das autoridades o esclarecimento e a responsabilização criminal dos autores dos assassinatos de que foram vítimas os advogados Valter Nunes de Almeida, Orli Rosa e José Oldemar de Andrade Góes, bem como apuração rigorosa de ameaças contra advogados.

6 – Reiterar a disposição da entidade em lutar pela conquista de uma Educação de qualidade e que realmente reflita na formação de cidadãos mais conscientes e éticos.

7 - Renovar o compromisso da luta permanente em defesa das prerrogativas profissionais como instrumento indispensável ao fortalecimento da cidadania e de manutenção do Estado democrático de Direito, propondo, para isso, a introdução do tema como disciplina nos cursos jurídicos e já colocado em prática pela UNIRON.

8 - Conclamar a todos os operadores do Direito a lutar por uma prestação jurisdicional digna, com respeito à independência da advocacia, bem como a valorização profissional, que historicamente transformaram a OAB numa entidade de vanguarda na manutenção e luta em defesa dos princípios que norteiam o Estado democrático de Direito.

9 – Desenvolver todos os esforços no sentido de rechaçar quaisquer tentativas que pugnem pelo estado policialesco e saudar a aprovação da Lei 11.767, que assegura a incolumidade dos escritórios de advocacia.

10 – Primar pela solidariedade e ações do Projeto OAB Cidadania, apoiando, ao mesmo tempo e de forma coerente, políticas de apoio à cultura regional e nacional.

11 – Fortalecer a luta da entidade contra a PEC dos precatórios, que institui o calote oficial com a mudança das regras dos cálculos e forma de pagamento dos chamados créditos públicos.

12 – Ratificar a luta em parceria com o movimento social no combate a todas as formas de corrupção, em especial a eleitoral, para que a sociedade possa eleger representantes mais comprometidos com os princípios da ética na política e a defesa das grandes causas sociais, dentre as quais o fim do analfabetismo, da corrupção, da violência contra as crianças, adolescentes, idosos e os presos.

13 – Pugnar por salários mais justos para os trabalhadores, melhoria das condições de trabalho, melhor assistência à saúde e previdenciária, combate a todas as formas de discriminação religiosa, credo e racial, e pela efetiva defesa da soberania da Amazônia, das minorias e dos postulados dos povos da floresta, indispensáveis à preservação do ecossistema da flora e da fauna brasileiras, cuja cultura deve permear os postulados do macroprojeto de desenvolvimento sustentado nacional.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
    SECCIONAL RONDÔNIA

 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

O partido Republicanos assume uma nova configuração. O empresário, Médico Psiquiatra, ex-Deputado Federal e ex-Vice-Governador de Rondônia, Aparício

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)