Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Manifestação na ALE


Uma grande manifestação em frente à Assembléia Legislativa de Rondônia na manhã desta segunda-feira, dia 06/08, marcou o primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação estaduais. A categoria exige do governo a negociação da pauta de reivindicações, e do Legislativo Estadual, a revogação das leis aprovadas recentemente que retiram direitos dos servidores.
Os trabalhadores em educação estão revoltados porque o governo do Estado se nega a negociar a reposição das perdas salariais da categoria, mas privilegia os detentores de cargos comissionados com reajustes que vão até 116%.
A paralisação atinge todo o Estado. Em Porto Velho a categoria se reuniu na sede do SINTERO e saiu em passeata rumo à Assembléia Legislativa, onde fez um ato de protesto e prestou solidariedade ao professor Flávio, que faz greve de fome desde sexta-feira. Diversos símbolos foram utilizados pelos trabalhadores para demonstrar a indignação da categoria.
Uma cruz simbolizava o sofrimento dos trabalhadores em educação diante da perseguição que vêm sofrendo do governo. Um boneco com os nomes dos deputados estaduais governistas foi erguido para mostrar que a população de Rondônia tem conhecimento de que muitos parlamentares estão a serviço do Executivo e por isso aprovaram leis retirando direitos dos trabalhadores em educação.
O primeiro dia de greve foi considerado um sucesso em todo o Estado pela direção do SINTERO, pois foram registradas adesões em quase todas as escolas. Algumas unidades funcionaram utilizando mão-de-obra de servidores detentores de cargos comissionados, alguns beneficiados pelo reajuste de 116%, e com professores emergenciais e servidores em estágio probatório. Estes temem aderir ao movimento e serem perseguidos pelo governo.
Embora algumas Regionais já tivessem repassado o balanço da greve, até o início da tarde ainda se fazia um levantamento da paralisação nas escolas de todo o Estado. Em Rolim de Moura a paralisação teve a adesão de 60% da categoria. Em Alta Floresta a adesão foi de 80%.
A direção do SINTERO e os trabalhadores em educação que aderiram ao movimento buscarão ampliar a greve e nesta terça-feira deverão realizar novas manifestações em Porto Velho e nos principais Municípios do interior. A greve tem o apoio da CUT, do SINDSEF, de várias entidades do movimento estudantil.

Manifestação na ALE - Gente de Opinião

Manifestação na ALE - Gente de Opinião

Manifestação na ALE - Gente de Opinião

Fonte: Adércio Dias

Manifestação na ALE - Gente de Opinião
Aulas prosseguem normalmente na rede estadual

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)