Segunda-feira, 6 de agosto de 2007 - 13h06
Uma grande manifestação em frente à Assembléia Legislativa de Rondônia na manhã desta segunda-feira, dia 06/08, marcou o primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação estaduais. A categoria exige do governo a negociação da pauta de reivindicações, e do Legislativo Estadual, a revogação das leis aprovadas recentemente que retiram direitos dos servidores.
Os trabalhadores em educação estão revoltados porque o governo do Estado se nega a negociar a reposição das perdas salariais da categoria, mas privilegia os detentores de cargos comissionados com reajustes que vão até 116%.
A paralisação atinge todo o Estado. Em Porto Velho a categoria se reuniu na sede do SINTERO e saiu em passeata rumo à Assembléia Legislativa, onde fez um ato de protesto e prestou solidariedade ao professor Flávio, que faz greve de fome desde sexta-feira. Diversos símbolos foram utilizados pelos trabalhadores para demonstrar a indignação da categoria.
Uma cruz simbolizava o sofrimento dos trabalhadores em educação diante da perseguição que vêm sofrendo do governo. Um boneco com os nomes dos deputados estaduais governistas foi erguido para mostrar que a população de Rondônia tem conhecimento de que muitos parlamentares estão a serviço do Executivo e por isso aprovaram leis retirando direitos dos trabalhadores em educação.
O primeiro dia de greve foi considerado um sucesso em todo o Estado pela direção do SINTERO, pois foram registradas adesões em quase todas as escolas. Algumas unidades funcionaram utilizando mão-de-obra de servidores detentores de cargos comissionados, alguns beneficiados pelo reajuste de 116%, e com professores emergenciais e servidores em estágio probatório. Estes temem aderir ao movimento e serem perseguidos pelo governo.
Embora algumas Regionais já tivessem repassado o balanço da greve, até o início da tarde ainda se fazia um levantamento da paralisação nas escolas de todo o Estado. Em Rolim de Moura a paralisação teve a adesão de 60% da categoria. Em Alta Floresta a adesão foi de 80%.
A direção do SINTERO e os trabalhadores em educação que aderiram ao movimento buscarão ampliar a greve e nesta terça-feira deverão realizar novas manifestações em Porto Velho e nos principais Municípios do interior. A greve tem o apoio da CUT, do SINDSEF, de várias entidades do movimento estudantil.
Fonte: Adércio Dias
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)