Segunda-feira, 6 de agosto de 2007 - 13h06
Uma grande manifestação em frente à Assembléia Legislativa de Rondônia na manhã desta segunda-feira, dia 06/08, marcou o primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação estaduais. A categoria exige do governo a negociação da pauta de reivindicações, e do Legislativo Estadual, a revogação das leis aprovadas recentemente que retiram direitos dos servidores.
Os trabalhadores em educação estão revoltados porque o governo do Estado se nega a negociar a reposição das perdas salariais da categoria, mas privilegia os detentores de cargos comissionados com reajustes que vão até 116%.
A paralisação atinge todo o Estado. Em Porto Velho a categoria se reuniu na sede do SINTERO e saiu em passeata rumo à Assembléia Legislativa, onde fez um ato de protesto e prestou solidariedade ao professor Flávio, que faz greve de fome desde sexta-feira. Diversos símbolos foram utilizados pelos trabalhadores para demonstrar a indignação da categoria.
Uma cruz simbolizava o sofrimento dos trabalhadores em educação diante da perseguição que vêm sofrendo do governo. Um boneco com os nomes dos deputados estaduais governistas foi erguido para mostrar que a população de Rondônia tem conhecimento de que muitos parlamentares estão a serviço do Executivo e por isso aprovaram leis retirando direitos dos trabalhadores em educação.
O primeiro dia de greve foi considerado um sucesso em todo o Estado pela direção do SINTERO, pois foram registradas adesões em quase todas as escolas. Algumas unidades funcionaram utilizando mão-de-obra de servidores detentores de cargos comissionados, alguns beneficiados pelo reajuste de 116%, e com professores emergenciais e servidores em estágio probatório. Estes temem aderir ao movimento e serem perseguidos pelo governo.
Embora algumas Regionais já tivessem repassado o balanço da greve, até o início da tarde ainda se fazia um levantamento da paralisação nas escolas de todo o Estado. Em Rolim de Moura a paralisação teve a adesão de 60% da categoria. Em Alta Floresta a adesão foi de 80%.
A direção do SINTERO e os trabalhadores em educação que aderiram ao movimento buscarão ampliar a greve e nesta terça-feira deverão realizar novas manifestações em Porto Velho e nos principais Municípios do interior. A greve tem o apoio da CUT, do SINDSEF, de várias entidades do movimento estudantil.
Fonte: Adércio Dias
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de