Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mangabeira discute crescimento sustentado em Rondônia



O governador Ivo Cassol recebeu na tarde desta sexta-feira (13), na Base área de Porto Velho, o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que veio ao Estado discutir estratégias do Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado no último dia 8 de maio. Da Base Aérea, Casol, o ministro e comitiva se dirigiram até a Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), onde concederam entrevista coletiva no auditório, antes de uma reunião com secretários de Estado, empresários e representantes de outros setores da sociedade.

“Da conversa inicial com o ministro, pude observar a sua preocupação e do presidente em estimular o crescimento responsável. Sempre defendi que a nossa capacidade produtiva fosse aproveitada, gerando emprego e renda para todos os que residem na Amazônia, pois todos querem trabalhar e produzir, respeitando as leis e o meio ambiente, mas para isso dependem de apoio e gestão governamental”, disse o governador, durante rápida coletiva à imprensa.

Mangabeira é o coordenador do Conselho Gestor do Plano, estruturado em sete medidas principais: regularização fundiária; ações contra o desmatamento; incentivo ás cooperativas de produtores da região, sem inibir a competição; investimento em transporte multimodal na Amazônia, com melhoria de acesso à região; condições de sustentabilidade para as comunidades locais; capacitação de recursos humanos; e instalação de indústrias agroflorestais.

“Pela primeira vez, o Brasil está colocando a Amazônia no centro das discussões nacionais. O desafio é equacionar o desenvolvimento com a proteção ambiental, mas também utilizar as áreas de florestas e sem florestas da região, de modo a agregar valor ao produto, representando maior ganho para toda a cadeia e consolidando a legalidade e o crescimento sustentado”, explicou o ministro.

De acordo com ele, o PAS vem justamente para oferecer esse paradigma. “Se o Brasil for obrigado a escolher, na Amazônia, entre desenvolvimento e preservação da natureza, escolherá desenvolvimento. É, porém, escolha inaceitável e desnecessária. Temos condições de construir na Amazônia o que nos países ricos de hoje tanto se fala e quase nunca se pratica: um modelo de desenvolvimento que ao mesmo tempo utilize e preserve a natureza”, disse.

No domingo, 15 de junho, Mangabeira e comitiva seguem para Rio Branco para reunir-se com o governador do Acre, Binho Marques, também para traçar estratégias para o cumprimento do PAS.

O ministro já havia participado, em Palmas (TO), ao lado do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do 34º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), presidido pelo secretário de Planejamento de Rondônia, João Carlos Ribeiro, que teve como temas centrais O Novo Desenho Logístico do Brasil” e a “Universalização dos Serviços de Telecomunicações”.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)