Sexta-feira, 13 de junho de 2008 - 15h15
O governador Ivo Cassol recebeu na tarde desta sexta-feira (13), na Base área de Porto Velho, o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que veio ao Estado discutir estratégias do Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado no último dia 8 de maio. Da Base Aérea, Casol, o ministro e comitiva se dirigiram até a Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), onde concederam entrevista coletiva no auditório, antes de uma reunião com secretários de Estado, empresários e representantes de outros setores da sociedade.
Da conversa inicial com o ministro, pude observar a sua preocupação e do presidente em estimular o crescimento responsável. Sempre defendi que a nossa capacidade produtiva fosse aproveitada, gerando emprego e renda para todos os que residem na Amazônia, pois todos querem trabalhar e produzir, respeitando as leis e o meio ambiente, mas para isso dependem de apoio e gestão governamental, disse o governador, durante rápida coletiva à imprensa.
Mangabeira é o coordenador do Conselho Gestor do Plano, estruturado em sete medidas principais: regularização fundiária; ações contra o desmatamento; incentivo ás cooperativas de produtores da região, sem inibir a competição; investimento em transporte multimodal na Amazônia, com melhoria de acesso à região; condições de sustentabilidade para as comunidades locais; capacitação de recursos humanos; e instalação de indústrias agroflorestais.
Pela primeira vez, o Brasil está colocando a Amazônia no centro das discussões nacionais. O desafio é equacionar o desenvolvimento com a proteção ambiental, mas também utilizar as áreas de florestas e sem florestas da região, de modo a agregar valor ao produto, representando maior ganho para toda a cadeia e consolidando a legalidade e o crescimento sustentado, explicou o ministro.
De acordo com ele, o PAS vem justamente para oferecer esse paradigma. Se o Brasil for obrigado a escolher, na Amazônia, entre desenvolvimento e preservação da natureza, escolherá desenvolvimento. É, porém, escolha inaceitável e desnecessária. Temos condições de construir na Amazônia o que nos países ricos de hoje tanto se fala e quase nunca se pratica: um modelo de desenvolvimento que ao mesmo tempo utilize e preserve a natureza, disse.
No domingo, 15 de junho, Mangabeira e comitiva seguem para Rio Branco para reunir-se com o governador do Acre, Binho Marques, também para traçar estratégias para o cumprimento do PAS.
O ministro já havia participado, em Palmas (TO), ao lado do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do 34º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), presidido pelo secretário de Planejamento de Rondônia, João Carlos Ribeiro, que teve como temas centrais O Novo Desenho Logístico do Brasil e a Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
Fonte: Decom
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Mais de 204 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, em quatro anos de funcionamento. Para marca

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)