Quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 10h11
Com o auditório lotado, o professor da Universidade de Harvard,nos Estados Unidos, ex-ministro de assuntos estratégicos do governo Lula e atual consultor do governo Confúcio Moura, discursou por cerca de duas horas sobre a importância e possibilidades de desenvolvimento do Estado, sem perder de vista a evolução das instituições. Mangabeira chamou à reflexão acerca da participação de cada pessoa e suas responsabilidades dentro deste processo.
De acordo com Mangabeira, o problema do desenvolvimento na Amazônia não se trata de leis e técnicas, mas de ausência de projetos, “o qual nós não construímos. Ao pensar em desenvolvimento na Amazônia devemos ter a consciência de que ele só será sustentável se for includente e não apenas em curto prazo”.
Um dos pontos de vista defendido por mangabeira é de que “quem acha natural que o desenvolvimento da Amazônia seja assumido por um Ministério do Meio Ambiente, simplesmente não entende que a Amazônia é mais do que uma floresta. Um Ministério de Meio Ambiente carece dos instrumentos para lidar com todos os muitos problemas de transporte, energia, educação e indústria que são necessários para formular e implementar um programa abrangente de desenvolvimento”.
Segundo Delson Xavier, chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Unir, “a fala de um renomado palestrante e a integração entre as instituições de ensino em realizar um evento desta magnitude possibilita aos acadêmicos e corpo docente a reflexão sobre uma temática que não é especificamente jurídica, mas de grande relevância para o estado e para o país”.
“O tema envolve teoria do direito, desenvolvimento e educação que são áreas correlatas”, afirmou o professor de direito civil da Uniron Rogério Montai, que ressaltou a importância dos alunos terem acesso a esse conhecimento.
Para Denise Costa, acadêmica do 3° período de direito da Uniron, “o que mais me cativou na palestra foi a forma como ele despertou a consciência para a possibilidade de fazer a diferença dentro da organização da sociedade”.
Com uma visão critica e ao mesmo tempo positiva no sentido de acreditar e incentivar a mudança na configuração do modelo de sociedade e transformação seu discurso traz essa busca por iniciativas e novas ideias. “A intenção é a partir deste evento, passar a realizar ciclos de debates e palestras. O doutor Mangabeira foi o primeiro de uma serie que estão por vir”, afirmou o professor Rodolfo Jacarandá,do Departamento de Direito da Unir.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)