Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Mais importante do que saber ganhar é saber perder


 Mais importante do que saber ganhar é saber perder - Gente de Opinião

Política & Cia


 

Ano Novo

Começamos um ano novo e a coluna quer desejar a cada um de seus leitores muitas realizações e sucesso em 2011. Um ano novo que começa com algumas surpresas, algumas confirmações e um vexame político, proporcionado pelo ex-governador João Cahulla (PPS), que não teve a sutiliza e elegância política de passar a faixa do governo do estado para o empossado Confúcio Moura.

Decepção

A atitude pouco polida do ex-governador causou revolta, decepção e vergonha em seu eleitorado. Um ato nobre foi deixado de lado por conta de uma rixa política idiota e sem fundamentos. Enquanto na maioria dos estados brasileiros a festa da democracia foi coroada com posses elegantes, Rondônia foi, novamente, destaque negativo na imprensa nacional por uma atitude, talvez, não pensada por João Cahulla e seu estafe. Mais importante do que saber ganhar é saber perder e respeitar o desejo da maioria da população. Não precisava participar da festa. Apenas passar a faixa, desejar um bom governo e ir embora. Ficou feio.

Saúde como prioridade

O principal destaque do discurso do governador Confúcio Moura ficou por conta do tratamento a ser dispensado à área de saúde. Ao destacar que não irá inaugurar obra nem investir em asfalto ou o que quer que seja enquanto os pacientes não saírem do chão dos hospitais públicos do Estado, Confúcio foca sua administração e chama a todos para um mutirão em prol da recuperação do setor de saúde do estado. Começou bem.

Estranho

O que não pegou muito bem, mesmo antes de tomar posse, foi uma informação que o governador Confúcio postou em seu blog, dando conta de que os municípios não deveriam aceitar os ônibus escolares entregues pelo então governador Cahulla e que os prefeitos que aceitassem iriam comprar briga com ele. Sinceramente, não entendi a manifestação do então governador eleito, simplesmente porque ele é um dos maiores municipalistas de todo o Brasil e sabe da importância desses ônibus escolares, principalmente para os municípios menores. Será que Confúcio queria fazer entrega dos ônibus? Fica a pergunta, pois, apesar de toda a polêmica, o governador não informou o porquê do seu descontentamento com a entrega dos ônibus para o transporte escolar.

Destaque

O ex-governador e senador eleito Ivo Cassol (PP) não só marcou presença na posse da presidenta Dilma Rousseff (PT), como fez questão de cumprimentá-la. Ele se prostrou estrategicamente na entrada do plenário do Congresso Nacional por onde a então presidenta eleita passaria para tornar-se a primeira mulher a assumir a presidência da República do Brasil. Cassol cumprimentou Dilma Rousseff com um aperto de mão seguido de aplausos. O Partido Progressista (PP), pelo qual Cassol foi eleito, é da base de sustentação do governo federal.

Presenças

Também estiveram presentes na posse da presidenta Dilma e foram flagrados pelas imagens da transmissão oficial foram: O senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp; o deputado federal Eduardo Valverde (PT) e a senadora Fátima Cleide, que, na primeira fila, parecia uma tiete em busca de autógrafos, mandando beijinhos e “gritando” euforicamente.

Novo presidente

O Vereador Val Santos (PT) assumiu o comando da Câmara de Vereadores do município de Ariquemes para o biênio (2011/12). Em solenidade simples realizada na “sala fria” da Câmara, contou com a presença de oito vereadores -ausência da vereadora Rosa (PSL) e do vereador Adair Moulaz (PSDB) - família, assessores e imprensa. Experiente vereador, Val terá a incumbência de dar sequência ao trabalho desenvolvido pelo vereador e deputado estadual eleito Saulo Moreira (PDT), que além de reorganizar a Câmara, fazer investimentos em infraestrutura e material, adquiriu quatro carros novos para a Câmara e ainda devolveu aproximadamente R$ 800 mil aos cofres do municípios em dois anos.

Ausência

Apesar da grande liderança que o novo presidente da câmara possui dentro do Partido dos Trabalhadores de Ariquemes, foi notada a ausência de algumas lideranças do PT na posse de Val Santos na presidência da Casa. Ausência como a do Secretário Municipal de Meio Ambiente e ex-prefeito de Ariquemes Amauri Guedes e o Secretário Municipal de Educação Edson Fernandes foram notadas e comentadas.

Coluna e parceria

Ex-presidente Saulo Moreira (PDT) com fortes dores na coluna comandou a solenidade em pé e chamou a todos os vereadores e autoridades presentes a acompanha-lo. Presença da Secretária de Governo Débora Raposo e do prefeito Márcio Raposo. Márcio elogiou o trabalho desenvolvido por Saulo e desejou a Val Santos sucesso na condução do legislativo municipal, ao mesmo tempo em que se colocou à disposição de todos os vereadores para esses dois últimos anos da atual legislatura.

Fonte: Jocenir Sérgio Santanna

Mais Sobre Política

Follador defende campanha contra novo imposto – Xô CPMF

Follador defende campanha contra novo imposto – Xô CPMF

O deputado Adelino Follador (DEM) que sempre defendeu a adoção de políticas claras de incentivo e apoio a todo setor produtivo do Estado, incluindo

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

A Justiça Eleitoral em Rondônia encerrará, no mês de setembro de 2019, a última fase do processo de revisão biométrica do eleitorado do estado, com co

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

A vereadora Cristiane Lopes (PP) esteve nos Distritos de União Bandeirantes e Extrema para realizar o levantamento das demandas dos moradores das comu

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Em busca de efetivar políticas públicas que, de fato, beneficiem a sociedade rondoniense, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e a primeira