Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais importante do que saber ganhar é saber perder


 Mais importante do que saber ganhar é saber perder - Gente de Opinião

Política & Cia


 

Ano Novo

Começamos um ano novo e a coluna quer desejar a cada um de seus leitores muitas realizações e sucesso em 2011. Um ano novo que começa com algumas surpresas, algumas confirmações e um vexame político, proporcionado pelo ex-governador João Cahulla (PPS), que não teve a sutiliza e elegância política de passar a faixa do governo do estado para o empossado Confúcio Moura.

Decepção

A atitude pouco polida do ex-governador causou revolta, decepção e vergonha em seu eleitorado. Um ato nobre foi deixado de lado por conta de uma rixa política idiota e sem fundamentos. Enquanto na maioria dos estados brasileiros a festa da democracia foi coroada com posses elegantes, Rondônia foi, novamente, destaque negativo na imprensa nacional por uma atitude, talvez, não pensada por João Cahulla e seu estafe. Mais importante do que saber ganhar é saber perder e respeitar o desejo da maioria da população. Não precisava participar da festa. Apenas passar a faixa, desejar um bom governo e ir embora. Ficou feio.

Saúde como prioridade

O principal destaque do discurso do governador Confúcio Moura ficou por conta do tratamento a ser dispensado à área de saúde. Ao destacar que não irá inaugurar obra nem investir em asfalto ou o que quer que seja enquanto os pacientes não saírem do chão dos hospitais públicos do Estado, Confúcio foca sua administração e chama a todos para um mutirão em prol da recuperação do setor de saúde do estado. Começou bem.

Estranho

O que não pegou muito bem, mesmo antes de tomar posse, foi uma informação que o governador Confúcio postou em seu blog, dando conta de que os municípios não deveriam aceitar os ônibus escolares entregues pelo então governador Cahulla e que os prefeitos que aceitassem iriam comprar briga com ele. Sinceramente, não entendi a manifestação do então governador eleito, simplesmente porque ele é um dos maiores municipalistas de todo o Brasil e sabe da importância desses ônibus escolares, principalmente para os municípios menores. Será que Confúcio queria fazer entrega dos ônibus? Fica a pergunta, pois, apesar de toda a polêmica, o governador não informou o porquê do seu descontentamento com a entrega dos ônibus para o transporte escolar.

Destaque

O ex-governador e senador eleito Ivo Cassol (PP) não só marcou presença na posse da presidenta Dilma Rousseff (PT), como fez questão de cumprimentá-la. Ele se prostrou estrategicamente na entrada do plenário do Congresso Nacional por onde a então presidenta eleita passaria para tornar-se a primeira mulher a assumir a presidência da República do Brasil. Cassol cumprimentou Dilma Rousseff com um aperto de mão seguido de aplausos. O Partido Progressista (PP), pelo qual Cassol foi eleito, é da base de sustentação do governo federal.

Presenças

Também estiveram presentes na posse da presidenta Dilma e foram flagrados pelas imagens da transmissão oficial foram: O senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp; o deputado federal Eduardo Valverde (PT) e a senadora Fátima Cleide, que, na primeira fila, parecia uma tiete em busca de autógrafos, mandando beijinhos e “gritando” euforicamente.

Novo presidente

O Vereador Val Santos (PT) assumiu o comando da Câmara de Vereadores do município de Ariquemes para o biênio (2011/12). Em solenidade simples realizada na “sala fria” da Câmara, contou com a presença de oito vereadores -ausência da vereadora Rosa (PSL) e do vereador Adair Moulaz (PSDB) - família, assessores e imprensa. Experiente vereador, Val terá a incumbência de dar sequência ao trabalho desenvolvido pelo vereador e deputado estadual eleito Saulo Moreira (PDT), que além de reorganizar a Câmara, fazer investimentos em infraestrutura e material, adquiriu quatro carros novos para a Câmara e ainda devolveu aproximadamente R$ 800 mil aos cofres do municípios em dois anos.

Ausência

Apesar da grande liderança que o novo presidente da câmara possui dentro do Partido dos Trabalhadores de Ariquemes, foi notada a ausência de algumas lideranças do PT na posse de Val Santos na presidência da Casa. Ausência como a do Secretário Municipal de Meio Ambiente e ex-prefeito de Ariquemes Amauri Guedes e o Secretário Municipal de Educação Edson Fernandes foram notadas e comentadas.

Coluna e parceria

Ex-presidente Saulo Moreira (PDT) com fortes dores na coluna comandou a solenidade em pé e chamou a todos os vereadores e autoridades presentes a acompanha-lo. Presença da Secretária de Governo Débora Raposo e do prefeito Márcio Raposo. Márcio elogiou o trabalho desenvolvido por Saulo e desejou a Val Santos sucesso na condução do legislativo municipal, ao mesmo tempo em que se colocou à disposição de todos os vereadores para esses dois últimos anos da atual legislatura.

Fonte: Jocenir Sérgio Santanna

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)