Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais de 900 novas contratações temporárias para a saúde de Rondônia



A contratação temporária de servidores para suprir a necessidade de profissionais no setor de saúde foi aprovada em dois turnos pela Assembleia Legislativa durante sessão extraordinária na noite desta terça-feira (22). A solicitação de contratação dos funcionários foi encaminhada no final da tarde pelo governador Ivo Cassol por meio das mensagens nº 234, 235 e 236. 

O presidente da Assembleia, deputado Neodi Carlos (PSDC), conduziu a sessão extraordinária e explicou que as contratações objetivam atender a necessidade no Hospital Regional de Cacoal, além beneficiar as unidades de saúde nos municípios de Porto Velho, Buritis e no distrito de Extrema, na divisa de Rondônia com o Acre. 

As três mensagens foram relatadas em plenário pelo deputado Valter Araújo (PTB). Ao emitir parecer ao projeto que trata da contratação de profissionais por tempo determinado no Hospital Regional de Cacoal, Araújo justificou que a medida vai atender a demanda no atendimento no setor de saúde na região central do Estado e desafogar os atendimentos de pacientes no Hospital de Base e Cemetron, em Porto Velho. 

Os deputados também aprovoram a criação de cargos efetivos na estrutura funcional da Secretaria de Estado da Sáude (Sesau). De acordo com a mensagem 234, ao todo serão criados 987 cargos entre médicos, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, bioquímicos, técnicos, auxiliaries, fisioterapeutas, nutricionistas, agentes de saúde, engenheiros, assistentes sociais, biomédicos, sanitaristas, psicólogos, técnicos em informáticas, e terapeutas. 

O projeto recebeu substitutivo de autoria do deputado Valter Araújo acrescentando que “fica o Poder Executivo autorizado a proceder os ajustes na Lei Orçamentária Anual e no Plano Plurianual para o fiel cumprimento do disposto neta Lei Complementar”. 

Participaram da sessão extraordinária os seguintes: Amauri dos Muletas (PMDB); Daniela Amorim (PTB); Edson Martins (PMDB); Euclides Maciel (PSDB); Ezequiel Neiva (PPS); Jair Mioto (PPS); Jesualdo Pires (PSB); Kaká Mendonça (PTB); Lebrão (PTN); Luiz Cláudio (PTN); Luizinho Goebel (PV); Marcos Donadon (PMDB); Muarinho Silva (PSDB); Maurão de Carvalho (PP); Miguel Sena (PSDB); Neri Firigolo (PT); Professor Dantas (PT); Ribamar Araújo (PT), Silvernani Santos (DEM); Valter Araújo (PTB) e Wilber Coimbra (PSB) e Tiziu Jidalias (PP). 

Neodi agradeceu os deputados pelo esforço concentrado na votação dos projetos de interesse da população rondoniense e disse que sairá ganhando será a comunidade. Os projetos seguem agora para sanção do governador Ivo Cassol nesta quarta-feira (23).

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)