Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais de 700 mil consultas são registradas na Semusa no primeiro trimestre do ano



No primeiro trimestre deste ano a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alcançou o número de mais de 143 mil consultas, sendo cerca de 67 mil realizadas nas unidades de atenção básica e quase 80 mil no atendimento especializado. Nos pronto-atendimentos o número chegou a 566 mil consultas.

O volume de atendimento nas unidades tem dobrado com a nova regulação disponibilizada na rede municipal, que presta desde serviço ambulatorial até os atendimentos de baixa e média complexidade. Desde o ano passado a rede municipal foi completamente reestruturada para ampliar o atendimento e aliviar o grande fluxo de pacientes no Pronto Socorro João Paulo II.

Neste trimestre os pronto-atendimentos com absorção de procedimentos de urgência e emergência, tiveram alto índice de atendimentos ortopédico com imobilização, administração de medicamentos, retirada de corpo estranho de ouvido, boca, subcutâneo, entre outros, onde maior incidência se deu nos meses de janeiro e fevereiro.

O serviço de consultas especializadas demonstra também a dimensão do trabalho da Semusa, apresentando números avançados de consultas médicas de ginecologia e obstetrícia, ortopedista e traumatologista, psiquiatra e quase 32 mil consultas pediátricas. Pediátricas, além de consultas especializadas com médico em radiologia.

No trabalho ambulatorial a secretaria disponibiliza nas 21 unidades básicas consultas ao paciente curado de tuberculose, saúde do trabalhador, pré-natal, puerperal, consultas domiciliares, odontologia programada, entre outros procedimentos comuns ao Programa Saúde da Família.

A divisão de Farmácia da Semusa é responsável pela distribuição de medicamentos tanto para as farmácias básicas como para as unidades de saúde. O trabalho de rotina tem suprido a demanda apresentada no quadro de atendimentos ao paciente, hoje (01) um novo carregamento de medicamentos estará sendo distribuído para as unidades.

Para atender a grande quantidade de pacientes que procuram a rede municipal de saúde, inclusive a zona rural, a Semusa publicou hoje (01) edital para contratação de novos médicos em caráter emergencial, com objetivo de completar o número de profissionais solicitados em concurso passado que não supriu o quadro de necessidade.

Segundo o secretario municipal de saúde Williames Pimentel o trabalho da Semusa é ampliar é melhorar cada vez mais o atendimento ao usuário nas unidades. Para tanto a prefeitura esta com a construção de mais quatro unidades na zona rural, dois pronto atendimentos, sendo um na Zona Leste e outro na Zona Sul da cidade, e mais um moderno centro de especialidades médicas no bairro Nova Porto Velho. “Essas são algumas medidas para potencializar o atendimento na saúde, mas ainda temos uma programação para capacitação dos profissionais da enfermagem,em parceria com o Conselho Nacinal de Enfermagem [Cofen] que vai trazer maior resolutividade para o atendimento médico”- disse.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)