Quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 17h52
Já está em pleno funcionamento o “Disk Plante uma Árvore”, novo serviço colocado à disposição da população da capital pela Prefeitura de Porto Velho. Por meio do telefone gratuito 0800-647-5445, o cidadão interesse em participar da campanha de arborização do município entra em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e solicita o plantio de uma árvore em frente a sua residência, na rua ou no bairro onde mora. Funcionando a cerca de 15 dias, por meio do serviço a Sema já conseguiu plantar aproximadamente 300 mudas em diversos pontos da cidade. “Essa é uma novidade que estamos ofertando à população e que é mais um instrumento utilizado dentro da campanha de arborização lançada em novembro do ano passado, quando conseguimos plantar cinco mil mudas em cinco minutos. É uma forma de interagir com a população nessa campanha que educa também as pessoas com relação aos cuidados que deveremos ter com o meio ambiente”, adianta o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Velho, Agnaldo Ferreira dos Santos.
Só este ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já plantou 2,5 mil mudas envolvendo os mutirões de plantio na capital e nos distritos. Até o final do mandato do prefeito Roberto Sobrinho, em 2012, a meta é plantar um milhão de árvores em Porto Velho. Cinquenta mil devem ser plantadas só este ano.
Como funciona
Ao solicitar o serviço pelo 0800-647-5445, o cidadão interessa deve indicar seu endereço para que a Secretaria envie uma equipe. No local, os técnicos da Sema faz a verificação de qual espécie é mais propício para ser plantada no local. Após o plantio, o morador se responsabiliza em cuidar da muda para que não deixar a árvore morrer. E sempre que necessitar, ele terá a disposição o assessoramento técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Vamos prestar a orientação que for necessária ao cidadão para que possamos ter uma cidade melhor arborizada. E acreditamos no sucesso da campanha porque em duas semanas, mesmo sem ter divulgado tanto o Disk Plante uma Árvore, conseguimos plantar mais de 300 mudas. Com a massificação do número do telefone, com certeza iremos triplicar esse número”, vislumbra o secretário.
Para Agnaldo Ferreira, a escolha da espécie a ser plantada na frente da residência é o aspecto mais importante a ser considerado. Para isso é extremamente importante que seja considerado o espaço disponível que se tem defronte à residência, considerando a presença ou ausência de fiação aérea e de outros equipamentos urbanos, como largura da calçada e recuo predial.Dependendo desse espaço, a escolha ficará vinculada ao conhecimento do porte da espécie a ser utilizada.
Benefícios
Além da função paisagística, a arborização urbana, de acordo com as informações do secretário Agnaldo Ferreira, proporciona benefícios à população como, proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, ambientação à pássaros e absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população, purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos, melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, redução na velocidade do vento e influência no balanço hídrico, favorecendo infiltração da água no solo e provocando evaporação mais lenta.
Outra função importante da arborização que acompanha o sistema viário é seu préstimo como corredor ecológico, interligando as áreas livres vegetadas da cidade, como praças e parques. Além disso, em muitas ocasiões, a árvore na frente da residência confere a esta uma identidade particular e propicia o contato direto dos moradores com um elemento natural significativo, considerando todos os seus benefícios.
Fonte: Joel Elias
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)