Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Maior evento de História Regional será realizado dias 6 e 7 de novembro



V Colóquio de História da Amazônia
 

O Capítulo Jorge Teixeira, da Ordem DeMolay, realizará, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (Rua Jamary, n. 1555, Bairro Pedrinhas, Porto Velho), o V Colóquio de História da Amazônia. A quinta edição do evento anual tem por objetivo divulgar a temática da história regional, contando com diversos palestrantes, antropólogos, cientistas políticos, geógrafos e historiadores, muitos dos quais do Departamento de História da UNIR. O público alvo são estudantes, em especial aqueles que se preparam para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia.
 
O evento, que já se consagra como o maior do gênero (em público e palestrantes) do país, é, além de um evento acadêmico-científico e cultural, um exercício de solidariedade: toda a renda do evento é destinada à estudantes carentes, assim como parte das vagas no próprio evento, reservadas com inteira gratuidade a estudantes da rede pública de ensino. As inscrições podem ser feita no local, ao valor de quinze reais e um quilo de alimento não perecível.
 
Maiores informações: 8116-5500 (Leandro) ou 9996-4249 (Raphael Braga)
 
 
Programação:

Quinta-feira / 6 de Novembro
Tarde
14:00 – I e II Ciclo da Borracha: Apogeu e Crise(s)
Ms. Walfredo Tadeu Vieira da Silva

15:00 – História da Presença Religiosa em Rondônia
Ms. Marta Valéria de Lima

16:00 – Colonização da Amazônia no Século XVIII
Dr. Dante Ribeiro da Fonseca

Sexta-feira / 7 de Novembro
Manhã
08:00 – Comissão Rondon
Marcelo Mourão

09:00 – Colonização da Amazônia Recente (Décadas de 1970-1980)
José de Arimatéia Dantas

10:00 – Forte Príncipe da Beira
Kleber Lima

11:00 – Desenvolvimento Recente: Questão Social e Ambiental
Dr. Antônio Cláudio Barbosa Rabello

Sexta-feira / 7 de Novembro
Tarde
14:00 – Aluízio Ferreira e Marechal Rondon: A Construção de Mitos
Rildo Augusto Braga

15:00 – Formação da região: Do Território Federal do Guaporé ao Estado de Rondônia
Aleksander Allen Nina Palitot

16:00 – A Construção de uma Epopéia: Estrada de Ferro Madeira Mamoré
José Felinto

Fonte: Comunicameron

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)