Quinta-feira, 7 de agosto de 2008 - 22h13
Dois momentos das visitas realizadas pelo Comitê de Combate à Corrupção e pela Ética na Política: Com a desembargadora Zelite carneiro, presidente do TJ, e com o desembargador Cássio Sbarzi Guedes, presidente do TRE.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, e a presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargadora Zelite Carneiro, confirmaram o apoio dessas instituições ao Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e Pela Ética na Política. O Comitê é formado por representantes da OAB, Arquidiocese de Porto Velho, movimentos sociais, faculdades, entidades representativa de classes e conta com o apoio do Ministério Público Eleitoral, do Poder Judiciário e da Justiça Eleitoral.
Para estreitar laços com os Tribunais e seus representantes, como forma de fortalecer o movimento anticorrupção, os integrantes do Comitê realizou visitas na última terça-feira ao ministério Público, ao Tribunal regional Eleitoral e ao Tribunal de Justiça.
Otimistas com a proposta apresentada pelo Comitê, os magistrados elogiaram a iniciativa e confirmaram participação no ato cívico promovido pela OAB-Rondônia e arquidiocese, dia 18 de agosto, na Capital.
Do ato, devem participar representantes de entidades representativas e constituídas, advogados, magistrados, religiosos e candidatos a prefeito e a vereador. O advogado Rochimer Mello da Rocha Filho explicou que o ato cívico está previsto para acontecer simultaneamente em todas as subseções.
Cássio Rodolfo fez uma ressalva quanto a questão da fraude eleitoral. Segundo ele, a corrupção não é restrita do político que compra o voto. Quem vende o voto também é corrupto. Para se combater esse tipo de fraude, o desembargador acredita que a educação, através da informação, real e clara, deve ser universalizada.
A Justiça tem que ser transparente, mostrar a cara dos candidatos para que o eleitor vote consciente e acertadamente. Com leis mais duras, os candidato deverá manter conduta ilibada na gestão do bem público caso queira se manter na política.
Primeiro Mundo
A desembargadora Zelite Carneiro destacou os nefastos efeitos da corrupção afirmando que ela atinge o povo em seus mais primários direitos. O exemplo é o SUS (Sistema Único de Saúde). Com a verba que o SUS tem, éramos para ter um atendimento à saúde de primeiro mundo.
Fonte: Ascom / OAB-RO
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)