Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

M.MENDES: Linhão trará prejuízo de R$ 250 mi a Rondônia


Para Moreira Mendes, a construção da linha de transmissão Jauru-Vilhena é uma "vergonha nacional"

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) classificou como "vergonha nacional" a assinatura do contrato entre o governo federal e empresas privadas com o objetivo de construir a linha de energia elétrica entre Jauru e Vilhena. O acordo foi firmado na última sexta-feira durante solenidade realizada no Ministério de Minas e Energia.

Com a construção do chamado "linhão", Rondônia será ligada ao Sistema Nacional Interligado de Energia Elétrica, passando de potencial fornecedora de energia para consumidora. A troca de perfil poderá provocar a perda anual de R$ 250 milhões/ano somente de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)

Segundo Moreira Mendes, a assinatura dos contratos representa  um desrespeito com a população de Rondônia que há alguns anos luta para ter sua independência na produção de energia. "Quero saber qual a vantagem que o Brasil está levando com o linhão. Não há necessidade, não há justificativa do governo", queixou-se o deputado.

Além do "linhão" Jauru-Vilhena, outros 12 empreendimentos semelhantes tiveram contratos formalizados com  o governo. Essas linhas de transmissão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somarão 2.146 quilômetros de extensão passando pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia e Espírito Santo.

Para Moreira Mendes, além dos prejuízos aos cofres do estado, a interligação também gerará prejuízos aos consumidores. Com a construção do "linhão" Rondônia deixará de pertencer ao sistema isolado  e perderá os subsídios fornecidos a alguns estados da Região Norte por meio da  chamada CCC, Conta de Consumo de Combustível Fóssil.

O parlamentar defende que seja priorizada a  construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho. Em seu entendimento, essa seria a única obra capaz de suprir as demandas de Rondônia no que se refere à produção e consumo de energia elétrica. Desde 2000, a burocracia do governo federal impede o início das obras.

Outro defensor do gasoduto, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) acredita que o fornecimento de energia elétrica estará mais bem distribuído no estado se o Gasoduto Urucu-Porto Velho tiver suas obras iniciadas ainda neste ano.

Fonte:  Bianca Lemos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)