Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

M.MENDES: Linhão trará prejuízo de R$ 250 mi a Rondônia


Para Moreira Mendes, a construção da linha de transmissão Jauru-Vilhena é uma "vergonha nacional"

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) classificou como "vergonha nacional" a assinatura do contrato entre o governo federal e empresas privadas com o objetivo de construir a linha de energia elétrica entre Jauru e Vilhena. O acordo foi firmado na última sexta-feira durante solenidade realizada no Ministério de Minas e Energia.

Com a construção do chamado "linhão", Rondônia será ligada ao Sistema Nacional Interligado de Energia Elétrica, passando de potencial fornecedora de energia para consumidora. A troca de perfil poderá provocar a perda anual de R$ 250 milhões/ano somente de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)

Segundo Moreira Mendes, a assinatura dos contratos representa  um desrespeito com a população de Rondônia que há alguns anos luta para ter sua independência na produção de energia. "Quero saber qual a vantagem que o Brasil está levando com o linhão. Não há necessidade, não há justificativa do governo", queixou-se o deputado.

Além do "linhão" Jauru-Vilhena, outros 12 empreendimentos semelhantes tiveram contratos formalizados com  o governo. Essas linhas de transmissão, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somarão 2.146 quilômetros de extensão passando pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia e Espírito Santo.

Para Moreira Mendes, além dos prejuízos aos cofres do estado, a interligação também gerará prejuízos aos consumidores. Com a construção do "linhão" Rondônia deixará de pertencer ao sistema isolado  e perderá os subsídios fornecidos a alguns estados da Região Norte por meio da  chamada CCC, Conta de Consumo de Combustível Fóssil.

O parlamentar defende que seja priorizada a  construção do Gasoduto Urucu-Porto Velho. Em seu entendimento, essa seria a única obra capaz de suprir as demandas de Rondônia no que se refere à produção e consumo de energia elétrica. Desde 2000, a burocracia do governo federal impede o início das obras.

Outro defensor do gasoduto, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) acredita que o fornecimento de energia elétrica estará mais bem distribuído no estado se o Gasoduto Urucu-Porto Velho tiver suas obras iniciadas ainda neste ano.

Fonte:  Bianca Lemos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Delegado Camargo que garante anistia a policiais penais e amplia proteção à liberdade de expressão na segurança pública é aprovado

Projeto de Delegado Camargo que garante anistia a policiais penais e amplia proteção à liberdade de expressão na segurança pública é aprovado

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o projeto de lei 1290/26 de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) que concede anistia

Assembleia Legislativa lança plataformas de streaming ‘Fala Deputado’ e Elero

Assembleia Legislativa lança plataformas de streaming ‘Fala Deputado’ e Elero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) lançou, na última quarta-feira (8), no plenarinho da Casa de Leis, as plataformas de streaming “Fala

Autoria de Eduardo Girão (NOVO-CE), os 300 anos de Fortaleza ganha sessão especial no Senado Federal na segunda-feira (13/4)

Autoria de Eduardo Girão (NOVO-CE), os 300 anos de Fortaleza ganha sessão especial no Senado Federal na segunda-feira (13/4)

Nesta segunda-feira, 13 de abril, o plenário do Senado Federal realizará uma sessão solene pelo tricentenário de fundação de Fortaleza, que tem raíz

Chega de Isolamento: Projeto de lei da deputada Cristiane Lopes que amplia voos e reduz os preços das passagens tem o requerimento de urgência aprovado na Câmara

Chega de Isolamento: Projeto de lei da deputada Cristiane Lopes que amplia voos e reduz os preços das passagens tem o requerimento de urgência aprovado na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou, em Brasília, o regime de urgência do Projeto de Lei nº 539/2024, conhecido como PL da Cabotagem Aérea, marcando um a

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)