Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lula sanciona lei de autoria da senadora Fátima



Trabalhadores de escola habilitados são agora educadores

Funcionários das escolas públicas de todo o Brasil, devidamente habilitados, passam a ser oficialmente reconhecidos como profissionais da educação básica. A lei 12.014 / 2009, de iniciativa da senadora Fátima Cleide, PT/RO, foi sancionada hoje (7) sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A luta pelo reconhecimento e valorização dos funcionários de escola é de muitos anos e representa um grande avanço nas políticas públicas para melhorar a qualidade e a eficácia da educação brasileira”, disse a senadora Fátima, contente com a sanção do projeto.

A lei 12.014/2009 coloca uma perspectiva de futuro para os trabalhadores das escolas da educação básica que, agora, serão incentivados a buscar formação técnica em sua área de atuação e graduação em pedagogia.

“Nossa luta não é uma luta corporativa, é a luta de todos e todas por uma educação com qualidade. A alegria deste momento me faz lembrar dos companheiros e companheiras que lutaram ao meu lado por esta conquista”, declarou a senadora.

No Brasil, os trabalhadores de escola na educação básica somam mais de 1 milhão de pessoas. Muitos não têm sequer o ensino fundamental completo. A senadora propôs o projeto para resgatar da invisibilidade de trabalhadores pouco valorizados no espaço escolar. 


PLS 507/2003


O projeto de lei apresentado (PLS 507/2003) altera o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para definir os trabalhadores que passam a ser considerados profissionais da educação. Na Câmara dos Deputados ele recebeu contribuição importante dos deputados Carlos Abicalil (PT-MS) e Fátima Bezerra (PT-RN), durante relatoria do projeto. Retornou ao Senado, onde foi votado no dia 15 de julho. 


Reconhecimento

Desde a votação do projeto, a senadora Fátima vem recebendo diversas manifestações de reconhecimento pela atuação em defesa da educação pública de qualidade.

“Gostaria de parabenizar pela vitória. Tenho certeza de que não será a última. Obrigada por demonstrar seu compromisso com seus eleitores de Rondônia e do Brasil”, disse Rozineide Caetano, de Porto Velho.

De Terezinha (PI), o vigia de escola Newman Freitas declara: “Parabéns senadora. Obrigado por lutar pelos funcionários de escola. Estamos felizes por ter vencido esta primeira etapa”.

Também de Porto Velho, Jozue Maximo assim se expressa: “Sou também servidor de escola, parabenizo a senadora por essa luta árdua, e sei que agora a educação vai evoluir ainda mais no Brasil”.

De Curitiba (PR), Evelin Antunes Dias diz: “Estou feliz com o nosso reconhecimento como profissionais da educação. Só tenho a dizer muito obrigada”. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)