Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lula sanciona lei de autoria da senadora Fátima



Trabalhadores de escola habilitados são agora educadores

Funcionários das escolas públicas de todo o Brasil, devidamente habilitados, passam a ser oficialmente reconhecidos como profissionais da educação básica. A lei 12.014 / 2009, de iniciativa da senadora Fátima Cleide, PT/RO, foi sancionada hoje (7) sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A luta pelo reconhecimento e valorização dos funcionários de escola é de muitos anos e representa um grande avanço nas políticas públicas para melhorar a qualidade e a eficácia da educação brasileira”, disse a senadora Fátima, contente com a sanção do projeto.

A lei 12.014/2009 coloca uma perspectiva de futuro para os trabalhadores das escolas da educação básica que, agora, serão incentivados a buscar formação técnica em sua área de atuação e graduação em pedagogia.

“Nossa luta não é uma luta corporativa, é a luta de todos e todas por uma educação com qualidade. A alegria deste momento me faz lembrar dos companheiros e companheiras que lutaram ao meu lado por esta conquista”, declarou a senadora.

No Brasil, os trabalhadores de escola na educação básica somam mais de 1 milhão de pessoas. Muitos não têm sequer o ensino fundamental completo. A senadora propôs o projeto para resgatar da invisibilidade de trabalhadores pouco valorizados no espaço escolar. 


PLS 507/2003


O projeto de lei apresentado (PLS 507/2003) altera o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para definir os trabalhadores que passam a ser considerados profissionais da educação. Na Câmara dos Deputados ele recebeu contribuição importante dos deputados Carlos Abicalil (PT-MS) e Fátima Bezerra (PT-RN), durante relatoria do projeto. Retornou ao Senado, onde foi votado no dia 15 de julho. 


Reconhecimento

Desde a votação do projeto, a senadora Fátima vem recebendo diversas manifestações de reconhecimento pela atuação em defesa da educação pública de qualidade.

“Gostaria de parabenizar pela vitória. Tenho certeza de que não será a última. Obrigada por demonstrar seu compromisso com seus eleitores de Rondônia e do Brasil”, disse Rozineide Caetano, de Porto Velho.

De Terezinha (PI), o vigia de escola Newman Freitas declara: “Parabéns senadora. Obrigado por lutar pelos funcionários de escola. Estamos felizes por ter vencido esta primeira etapa”.

Também de Porto Velho, Jozue Maximo assim se expressa: “Sou também servidor de escola, parabenizo a senadora por essa luta árdua, e sei que agora a educação vai evoluir ainda mais no Brasil”.

De Curitiba (PR), Evelin Antunes Dias diz: “Estou feliz com o nosso reconhecimento como profissionais da educação. Só tenho a dizer muito obrigada”. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)