Terça-feira, 27 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Luiz propõe estudos para 3ª Aproximação do Zoneamento



O deputado Luiz Cláudio (PTN) falou durante a sessão ordinária na Assembléia Legislativa, sobre a importância de ser realizada a 3ª Aproximação no Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Rondônia (ZEE), apresentando Indicação ao governo do estado sobre necessidade de realizar estudos para sua concretização. Lembrou que a 2ª Aproximação já completou 10 anos no ano passado, o que permite realizar 3ª Aproximação.

De acordo com o parlamentar, antes mesmo de o governo federal publicar o Decreto 96.944, de 12 de outubro de 1988, instituindo o Programa Nossa Natureza e estabelecendo as diretrizes para elaboração e execução de Zoneamentos Econômicos Ecológicos para disciplinar a ocupação e exploração da Amazônia em bases sustentáveis com fulcro no ordenamento territorial, o então governador Jerônimo Santana determinou a execução dos estudos que resultaram na 1ª Aproximação.

Já a 2ª Aproximação, destaca o deputado, foi realizada através de profundos levantamentos de dados primários temáticos, envolvendo entre outros temas, geologia, geomorfologia, hidrologia, hidrogeologia, climatologia, pedologia, recursos florísticos e faunísticos, alem da socioeconômica, permeando o perfil da demografia rural, estrutura e situação fundiária, malha viária, sistemas de fomento ao agronegócio, logísticas de comunicação, transporte, dentre outros.

Luiz Cláudio salienta que o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia para o desenvolvimento rural rondoniense, posicionando o Estado no patamar de 2º maior produtor de madeiras nativas da Amazônia; 2º maior produtor de cacau da Amazônia; 5º lugar nacional em termos de plantel bovino; 6º produtor nacional de café, sendo o 1º da região Norte em café conilon e caminha para galgar colocação de destaque no contexto do agronegócio amazônico. “Para que Rondônia possa ocupar posição cada vez mais relevante neste competitivo campo da geração de matérias-primas industriais e alimentícias é imperativo que a versão vigente de seu zoneamento seja atualizada”, avalia.

Ao encerrar seu discurso, Luiz Cláudio informa que conforme a legislação que preconiza a revisão/atualização dos zoneamentos econômicos e ecológicos a cada 10 anos e que cabe ao poder público elaborar e executar o ZEE. “No cumprimento do meu dever como representante do povo rondoniense e em particular, da população rural que produz alimentos e matérias-primas para a agroindústria, cuja categoria necessita da revisão da atual versão do ZEE para ter condições de desenvolver suas atividades produtivas em bases legais e tecnológicas é que apresento esta Indicação”, justifica.

Fonte: ALE/RO – DECOM
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola do Legislativo (Elero), levará à 12ª edição da Rondônia Rural Show uma programação diversa,

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)