O deputado Luiz Cláudio (PTN) anunciou nesta quarta-feira (04.04), em discurso proferido do plenário da Assembléia Legislativa, que o Governo do Rio Grande do Sul, na terça-feira (03.04), tornou sem efeito a portaria que embargava a importação de carne bovina produzida em Rondônia para aquele Estado.
Estou alegre por receber essa informação. Houve a edição de uma nova portaria, tornando sem efeito a anterior, e, agora, Rondônia poderá exportar para o Rio Grande do Sul toda e qualquer carne bovina. Anteriormente, só podia ser comercializada com os gaúchos de carne sem osso. O comunicado veio da governadora Yêda Crusius, sendo que a portaria foi assinada pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado. Acabou o embargo e isso é muito bom para o Estado de Rondônia, festejou o parlamentar rondoniense.
No mês de fevereiro, após a edição da portaria com as restrições a carne produzida em Rondônia, a Assembléia Legislativa do Estado formou uma comissão para discutir o assunto na capital gaúcha. Integraram a comissão os deputados Luiz Cláudio (PTN), Wilber Coimbra (PSB), Valdivino Rodrigues (PRP), Ezequiel Neiva (PRS) e Ribamar Araújo (PT), tendo ainda como integrante o médico veterinário Márcio Alex Petró, da Agência Idaron.
No Rio Grande do Sul, os representantes rondonienses reuniram-se com o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado. Mostraram-lhe a qualidade da carne bovina que Rondônia exporta e as condições técnicas do rebanho bovino do Estado. Houve explicação sobre o procedimento de controle de zoonoses por parte da agência de desenvolvimento Agrossilvopastoril, a Idaron.
O secretário João Carlos Machado chegou a elogiar o trabalho realizado em Rondônia. A comissão rondoniense também esteve com a governadora Yêda Crusius que enalteceu o interesse dos parlamentares em solucionar a questão sobre a importação da carne bovina de Rondônia.
Sábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)