Quarta-feira, 12 de novembro de 2008 - 05h53
"Aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Plano Pluri-Anual (PPA) e Planejamento de Governo", serão os temas que o conselheiro Valdivino Crispim de Souza vai abordar em sua palestra, durante o "Encontro do Tribunal de Contas com os Municípios do Estado sobre Transição de Governo", a se realizar na sede do TCE na próxima sexta-feira, 14, evento direcionado a prefeitos, atuais e eleitos, e aos presidentes de Câmaras Municipais.
Para esse "Encontro de Transição de Governo", coordenado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas "Conselheiro José Renato da Frota Uchôa" IEP/TCE, com apoio da Associação Rondoniense dos Municípios - AROM, as inscrições se encerram nesta quarta-feira, 12, e são feitas apenas através de link no site www.tce.ro.gov.br.
De acordo com o conselheiro, os prefeitos que vão assumir o cargo devem contar com profissionais qualificados para atuar nas áreas mais sensíveis, como saúde, orçamento, educação e ordenação de despesas. Ele destacou ser importante aos gestores e ordenadores de despesas verificar como vêm sendo cumpridos os organogramas, "e, por isso, o Tribunal orienta para que seja dada atenção a essas questões, para que os próximos gestores não incorram em problemas".
Para os prefeitos que estão saindo, ele enfatiza que o Tribunal de Contas orienta para que não deixem dívidas contraídas nos últimos oito meses para o próximo gestor. "Isso fere a LRF, e a pessoa pode ser responsabilizada por esse ato", explicou.
Durante sua palestra, o conselheiro Valdivino Crispim também demonstrará o que a legislação exige e orienta, para que os gestores façam a melhor aplicação do dinheiro público. E dará destaque ao fato de que, "de parte do Tribunal de Contas, sempre estamos dispostos a oferecer orientação, seja de forma auto-provocada ou quando solicitados, tudo para ajudar a tirar as dúvidas que venham a surgir ao longo da administração".
Fonte: Lúcio Albuquerque
Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
São Felipe: deputado Cirone defende agilidade na reforma da Escola Felipe Camarão
O deputado estadual Cirone Deiró e o vereador, professor Roni Pauli, se reuniram no último dia 10, com técnicos da Secretaria de Estado da Educação

Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni
Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)