Terça-feira, 3 de março de 2009 - 15h36
Para atualizar os servidores da Secretaria Estadual de Finanças - SEFIN, e colaborar para o maior conhecimento das mudanças ocorridas na língua portuguesa, a SEFIN, através do Grupo de Educação Fiscal - GEFE, dará um curso sobre a reforma ortográfica aos coordenadores e gerentes do órgão.
O curso está previsto para acontecer no dia 15 de março, das 15h às 20h no prédio da Coordenadoria da Receita Estadual-CRE. O ministrante será o professor José do Nazareno Silva, formado em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Paraíba - UFP e Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Nazareno, como é mais conhecido, é funcionário público há 29 anos e, atualmente, leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - João Bento da Costa e também em cursos preparatórios para vestibular e concursos públicos.
Segundo o coordenador da GEFE/SEFIN, Orlando Pereira da Silva Júnior, às cinco horas de aulas que os coordenadores e gerentes terão servirá para evitar erros de ortografia devido às alterações ocorridas na língua portuguesa, conforme o Acordo Ortográfico, assinado em Lisboa-Portugal em 1990 e que passou a vigorar em janeiro de 2009, em todos os países que falam a língua portuguesa. Esse curso será aplicado para atualizar os servidores que lidam com documentos oficiais. Vai evitar que trabalhos sejam refeitos por estarem com a escrita incorreta, comprometendo a agilizadade de processos que necessitam de resposta imediata, observa Orlando.
O titular da pasta da SEFIN, José Genaro, acredita que o curso sobre a reforma ortográfica, que corresponde a 1,5% da língua portuguesa, vai ser muito útil para os servidores, Nossa intenção é aplicar o mesmo curso para os servidores da SEFIN que trabalham nas regionais do interior do estado e precisam dessa atualização. Estamos estudando a possibilidade de criar pólos que reúnam servidores em Cacoal e Ji-Paraná, destaca Genaro.
Fonte: Rejane Júlia
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia
Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular
O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)