Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Limite na prestação decorrente de empréstimo a PM deve ser definido de imediato



Senadora sugere que Assembléia faça alteração no projeto enviado pelo governo

Depois de tomar conhecimento da proposta enviada pelo governo do Estado para a Assembléia Legislativa com os termos de reajuste salarial para os policiais militares e bombeiros definidos em negociação com a categoria, a senadora Fátima Cleide considera ser necessário reduzir, de imediato, o percentual do empréstimo consignado que incide diretamente no contracheque dos servidores.

“O que li na imprensa é que o governo irá enviar um outro projeto tratando de reduzir o percentual de 70% que é descontado do salário dos policiais e bombeiros para 30%. Na minha opinião, isso deve ser resolvido logo, não dá para esperar mais. A minha sugestão é a de que os deputados promovam alteração na lei enviada pelo governo, estabelecendo este limite em 30% para todos, tal qual acontece hoje em diversos Estados da Federação” propõe a senadora Fátima.   

A parlamentar lembra que sobre o salário de R$ 1 mil são descontados R$ 700, quase nada sobrando. “Como é que os policiais e bombeiros sobrevivem a isso? É um prejuízo enorme, e está desestabilizando diversas famílias. O empréstimo em consignação na folha de pagamento é algo muito sério, e inclusive já foi matéria de apreciação do Tribunal de Contas da União. Os deputados, na minha avaliação, têm a oportunidade, inclusive, de verificar como está se processando essa questão, avaliar o convênio firmado com o Banco do Brasil para essa operacionalização”, diz.

“O governador disse que foram policiais que autorizaram desconto dessa magnitude, comprometendo a renda, gerando dívidas, de sorte que a situação de muitas famílias é desesperadora. Convenhamos que é uma posição cômoda O Estado não deveria ter permitido que isso ocorresse a partir da sua folha de pagamento. Todos os Estados limitam a consignação”, diz Fátima.

Para a senadora, é preciso saber de que forma as autorizações para desconto estão sendo feitas. “Quais os mecanismos de controle existentes para garantir a legalidade dos descontos? Entendo que a fragilidade dos mecanismos gera prejuízo não somente para os funcionários, mas também para a instituição financeira e  órgãos públicos”.

“Tenho certeza de que os nossos deputados não deixarão de cumprir sua tarefa, colaborando para melhorar o projeto enviado e oferecendo prioridade ao assunto para que a população não seja novamente penalizada com a falta de policiamento nas ruas, que, apesar do esforço dos militares, é deficiente, sabemos todos”, concluiu a senadora Fátima.  (Fonte: Ascom) 

Limite na prestação decorrente de empréstimo a  PM deve ser definido de imediato - Gente de Opinião

Não somos 'Maricas', 'Cornas' ou 'Cachaceiros'. Somos Militares e exigimos Respeito! 

Assembléia recebe projeto de reajuste dos militares

Cassol volta a dialogar com Associação de Esposas da Policia Militar

Guarda Municipal, uma unanimidade na oposição

 Fechado acordo entre Governo do Estado e esposas de policiais

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)