Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lider estudantil vê Usinas do Madeira como oportunidade para jovens


A realidade do jovem em Porto Velho é preocupante. Sem perspectivas de emprego, sem acesso à Educação de qualidade e sem acesso à cultura e áreas de lazer,  resta muito pouco para nós. Avaliação é do diretor da União Nacional de Estudantes Rondônia / Acre, Ozanir Silva de Almeida, acadêmico do 8° período do curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Para ele, as hidrelétricas do Rio Madeira podem ser ajudar a mudar a realidade de muitas pessoas para melhor, "mas com responsabilidade e com o esclarecimento das dúvidas que a sociedade levanta".

Ozanir disse que, por falta de oportunidades, de acesso ao ensino, à cultura e ao lazer, resta ao jovem da [periferia a violência. "Eu me sinto privilegiado por ter acesso à Educação, eu tenho acesso a alguns meios que aquele jovem que está na periferia não tem e na periferia, a realidade desses jovens, você vai ver que no bairro em que ele mora não tem uma praça, não tem uma área de lazer, uma área de entretenimento. O que o bairro de periferia oferece para ele são as drogas, a bebida, as brigas de gangue, o roubo. São estas coisas que a nossa realidade atual oferece e esta visão é clara e todo mundo sabe disso.

No quesito Violência, nosso Estado é o segundo ou o primeiro mais violento do país e isso indiretamente está no jovem, nasce no jovem, porque o jovem não tem esporte, não tem uma base educacional, não tem, mesmo, uma base familiar, para poder se esquivar desta realidade tão cruel".

O líder estudantil – que participou sábado da Audiência Pública sobre as Usinas do Rio Madeira – disse que  ser favorável ao desenvolvimento. "Sou favorável à construção das hidrelétricas, mas a gente tem que ressaltar que Furnas deve responder as questões que a sociedade pergunta. Nos ciclos de debates, nas audiências públicas, que é o espaço aberto para que as pessoas dialoguem, como que vão se restes impactos, o que pode acontecer, o que não pode. Partindo deste princípio que Furnas mostre com clareza o projeto, da melhor forma possível, a gente não tem muito que ficar contestando, além disso, porque o nosso estado realmente precisa de transformações, precisa de novas perspectivas, de novos investimentos. Eu acredito que as pessoas que estão por trás deste empreendimento tão relevante tenham este compromisso. Partindo daí, esclarecendo para a sociedade, para o jovem, para os poderes públicos, que participam também destes debates para saber o que pode acontecer e em que eles podem contribuir. Eu tenho certeza que vai mudar a nossa realidade para muito melhor".

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)