Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Licitação para construção de escola técnica Federal de Porto Velho sai este mês


 

A abertura de licitação para a construção da Escola Técnica Federal de Porto Velho será feita ainda este mês, disse hoje (5) a senadora Fátima Cleide (PT-RO). "Aguarda-se apenas a conclusão do projeto, o que deve ocorrer no dia 12 de novembro, e então o diretor-geral da Escola, professor Raimundo Jimenez, fará o encaminhamento para a abertura do edital de licitação".

A Escola Técnica Federal de Porto Velho é uma das três unidades em processo de implantação em Rondônia. As outras duas serão instaladas em Ji-Paraná e Vilhena. "A de Ji-Paraná está em processo adiantado, inclusive com a inscrição de concurso para contratação de 29 professores e 23 funcionários administrativos, o que deve ocorrer no dia 9 de novembro"

Durante audiência ontem (4) com o diretor-geral da Escola Técnica Federal de Porto Velho, professor Raimundo Jimenez, e com o coordenador da expansão das obras em Rondônia e Acre, João Dias, a senadora hipotecou apoio à inclusão de emenda de bancada no Orçamento Geral da União para 2009 destinado a ampliar os recursos para as escolas técnicas que estão sendo implantadas no Estado.

Segundo a senadora, ela e o coordenador da bancada federal, deputado Eduardo Valverde, estão empenhados na inclusão de uma emenda com esta finalidade, mas o valor ainda não foi definido.

A Escola Técnica de Ji-Paraná irá funcionar em prédio já existente, que, no entanto, passará por mudanças para se adequar à proposta da educação técnica e tecnológica. Segundo Jimenez, o espaço passará por uma reforma. "Haverá uma ampliação. Serão construídas uma biblioteca, mais salas de aula, laboratório de informática, ginásio, seis laboratórios e subestação". 

Para viabilizar a instalação da Escola Técnica Federal de Vilhena, a prefeitura já fez a doação de uma área de 75 mil m². O professor Jimenez considera que os procedimentos para a implantação das unidades em Rondônia caminham de maneira satisfatória.

Ele também agradeceu o empenho da senadora Fátima: "A senadora tem efetiva contribuição nesse processo, e seu mandato, com inúmeras ações voltadas para a educação, é prova disso", declarou 

A educação profissional e tecnológica brasileira vivencia a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos cinco anos, porém, o Ministério da Educação já entregou à população várias unidades das 214 previstas do plano de expansão da rede federal de educação profissional. A meta, segundo o Ministério da Educação, é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e 500 mil vagas.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)