Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Licitação para construção de escola técnica Federal de Porto Velho sai este mês


 

A abertura de licitação para a construção da Escola Técnica Federal de Porto Velho será feita ainda este mês, disse hoje (5) a senadora Fátima Cleide (PT-RO). "Aguarda-se apenas a conclusão do projeto, o que deve ocorrer no dia 12 de novembro, e então o diretor-geral da Escola, professor Raimundo Jimenez, fará o encaminhamento para a abertura do edital de licitação".

A Escola Técnica Federal de Porto Velho é uma das três unidades em processo de implantação em Rondônia. As outras duas serão instaladas em Ji-Paraná e Vilhena. "A de Ji-Paraná está em processo adiantado, inclusive com a inscrição de concurso para contratação de 29 professores e 23 funcionários administrativos, o que deve ocorrer no dia 9 de novembro"

Durante audiência ontem (4) com o diretor-geral da Escola Técnica Federal de Porto Velho, professor Raimundo Jimenez, e com o coordenador da expansão das obras em Rondônia e Acre, João Dias, a senadora hipotecou apoio à inclusão de emenda de bancada no Orçamento Geral da União para 2009 destinado a ampliar os recursos para as escolas técnicas que estão sendo implantadas no Estado.

Segundo a senadora, ela e o coordenador da bancada federal, deputado Eduardo Valverde, estão empenhados na inclusão de uma emenda com esta finalidade, mas o valor ainda não foi definido.

A Escola Técnica de Ji-Paraná irá funcionar em prédio já existente, que, no entanto, passará por mudanças para se adequar à proposta da educação técnica e tecnológica. Segundo Jimenez, o espaço passará por uma reforma. "Haverá uma ampliação. Serão construídas uma biblioteca, mais salas de aula, laboratório de informática, ginásio, seis laboratórios e subestação". 

Para viabilizar a instalação da Escola Técnica Federal de Vilhena, a prefeitura já fez a doação de uma área de 75 mil m². O professor Jimenez considera que os procedimentos para a implantação das unidades em Rondônia caminham de maneira satisfatória.

Ele também agradeceu o empenho da senadora Fátima: "A senadora tem efetiva contribuição nesse processo, e seu mandato, com inúmeras ações voltadas para a educação, é prova disso", declarou 

A educação profissional e tecnológica brasileira vivencia a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos cinco anos, porém, o Ministério da Educação já entregou à população várias unidades das 214 previstas do plano de expansão da rede federal de educação profissional. A meta, segundo o Ministério da Educação, é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas e 500 mil vagas.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)