Quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 - 06h02
O projeto de Lei garante o trabalho em forma de plantões aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Porto Velho. A proposta complementa a Lei idealizada por Sid Orleans em 2012, mais uma ação legislativa que beneficia a classe destes trabalhadores.
Na Lei sancionada no ano passado, foram criados na estrutura da saúde de Porto Velho 800 cargos públicos de agente comunitário de saúde e 300 cargos públicos de agente de combate de endemias, transformando todos, sejam eles comunitários ou de endemias, em estatutários.
A proposta atual altera o artigo oitavo da Lei anterior, garantido o trabalho dos referidos profissionais em forma de plantão. “Era um desejo dos agentes, principalmente os de endemias que tinham que trabalhar a noite inteira para manter os laboratórios de malária funcionando", comenta Sid Orleans.
Atualmente os agentes trabalham 40 horas semanais divididos em oito horas diárias. Com esta Lei, os trabalhadores podem também atuar em regime de plantão, caso haja necessidade de troca de horários, ou seja mesmo uma necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.
"Eu enfrento muita resistência por parte de um grupo político que não engole nosso trabalho enquanto legislador, denigre a nossa imagem, deturpa os nossos projetos e convida gente pessoas para nos vaiar na galeria da Câmara, com total derespeito ao nosso trabalho em defesa do servidor público. De qualquer forma caminhamos firmes defendendo a população de Porto Velho. Este projeto é, sem dúvida, mais um benefício incontestável, finaliza Orleans".
O trabalho
Entre as funções realizadas pelos agentes de endemias estão a vistoria de residências, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais com a finalidade de encontrar focos endêmicos, casos frequentes em Porto Velho. Os servidores também aplicam inseticidas e fornecem orientações para a prevenção e tratamento de doenças infecciosas.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)