Quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 - 06h02
O projeto de Lei garante o trabalho em forma de plantões aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Porto Velho. A proposta complementa a Lei idealizada por Sid Orleans em 2012, mais uma ação legislativa que beneficia a classe destes trabalhadores.
Na Lei sancionada no ano passado, foram criados na estrutura da saúde de Porto Velho 800 cargos públicos de agente comunitário de saúde e 300 cargos públicos de agente de combate de endemias, transformando todos, sejam eles comunitários ou de endemias, em estatutários.
A proposta atual altera o artigo oitavo da Lei anterior, garantido o trabalho dos referidos profissionais em forma de plantão. “Era um desejo dos agentes, principalmente os de endemias que tinham que trabalhar a noite inteira para manter os laboratórios de malária funcionando", comenta Sid Orleans.
Atualmente os agentes trabalham 40 horas semanais divididos em oito horas diárias. Com esta Lei, os trabalhadores podem também atuar em regime de plantão, caso haja necessidade de troca de horários, ou seja mesmo uma necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.
"Eu enfrento muita resistência por parte de um grupo político que não engole nosso trabalho enquanto legislador, denigre a nossa imagem, deturpa os nossos projetos e convida gente pessoas para nos vaiar na galeria da Câmara, com total derespeito ao nosso trabalho em defesa do servidor público. De qualquer forma caminhamos firmes defendendo a população de Porto Velho. Este projeto é, sem dúvida, mais um benefício incontestável, finaliza Orleans".
O trabalho
Entre as funções realizadas pelos agentes de endemias estão a vistoria de residências, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais com a finalidade de encontrar focos endêmicos, casos frequentes em Porto Velho. Os servidores também aplicam inseticidas e fornecem orientações para a prevenção e tratamento de doenças infecciosas.
Fonte: Ascom
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso