Terça-feira, 15 de maio de 2012 - 11h30
A Lei de Acesso à Informação que entra em vigor nesta quarta-feira (16) e obriga os três Poderes, federais e estaduais além dos municípios e entidades privadas sem fins lucrativos (ONGs e OSCIPs, por exemplo) que recebem recursos públicos, a fornecerem informações públicas ao cidadão, em princípio não terá em Rondônia uma estrutura específica com sala, servidores e identificação, conforme previsto na lei, mas o objetivo principal da lei, que é o acesso às informações públicas, o governo estadual já vem garantindo desde o início da gestão atual, por meio do Portal da Transparência, no endereço transparencia.ro.gov.br.
De acordo com o coordenador da Controladoria Geral do Estado, Maurício Boni Duarte Azevedo, “o Portal da Transparência do governo de Rondônia foi o oitavo implantado no país e mantém informações atualizadas sobre a gestão, receita, despesa, convênios, contratos, servidores, etc”, diz ele, acrescentando que Rondônia foi o primeiro Estado da região Norte a tornar públicas as informações sobre números e contas do governo por meio da internet.
Azevedo disse ainda que no momento a Controladoria Geral do Estado (CGE) está firmando termos de cooperação com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Coordenadoria Geral de Apoio Administrativo (CGAA), para ampliar ainda mais o acesso às informações.
Segundo o coordenador da CGE, os termos permitirão a disponibilização de informações mais detalhadas sobre servidores (com a Sead), sobre os gastos continuados do governo (CGAA), como água, luz, telefone, internet, combustível, etc e ainda, por meio da PGE, vai informar sobre os convênios e contratos.
O governo de Rondônia deverá promover um seminário com todos os secretários e dirigentes de empresas públicas para informar sobre os procedimentos para a implantação dos SICs (Serviços de Informações ao Cidadão), mas antes aguardará a regulamentação da lei que deverá ser feita pelo governo federal.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)