Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Legislação garante direitos e deveres aos portadores de necessidades especiais



A criação do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, recentemente aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado em matéria de autoria do Poder Executivo vai possibilitar o desenvolvimento de estudos, campanhas, sensibilização, conscientização e de programas educativos por órgãos estaduais, eventualmente em parceria com entidades da sociedade civil.

Composto por 18 membros com as respectivas suplências, a lei estabelece que seja assegurado aos servidores ou empregados na administração direta e indireta do Governo de Rondônia a participação de pessoas com deficiência com direitos e deveres consignados na lei.

A matéria que já foi sancionada pelo governador do Estado, Ivo Cassol, determina em todos os locais públicos para a prática de desporto, lazer e recreação a adaptação  física,  a fim de facilitar o acesso das pessoas com deficiência. Nos veículos de transporte coletivo estadual, as empresas concessionárias ficam responsáveis pelo ingresso e saída com segurança do deficiente, assim como o atendimento às suas necessidades no percurso da viagem. 

Meia-entrada para cultura e arte

Outra legislação  que assegura direitos aos deficientes físicos aprovada pela Assembléia Legislativa é  de nº. 1580 de 20 de janeiro de 2006. A lei institui a meia-entrada para os deficientes físicos em estabelecimentos culturais e de lazer de dá outras providências.

Casas de espetáculos, estádios, ginásios e demais estabelecimentos culturais e de lazer que são destinados à diversão, espetáculos teatrais, musicais e circenses, além de exibições cinematográficas, eventos esportivos e similares estão obrigadas a aplicar os descontos. Não há restrição de horário para os benefícios da meia-entrada e a multa para quem descumprir  a norma é de dez salários mínimos. Em caso de reincidência será o dobro. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)