Quinta-feira, 18 de setembro de 2008 - 13h33
No dia 09 de setembro a Polícia Militar realizou ação ilegal e truculenta de despejo no Acampamento Nova Conquista, em União Bandeirantes. 10 camponeses foram presos e torturados na sede da fazenda Mutum, entre eles o companheiro Gerolino Nogueira de Souza, de 56 anos de idade que está sendo mantido preso com correntes no Hospital João Paulo II, em Porto Velho e não está recebendo tratamento médico adequado. Gerolino ficou 7 dias acorrentado numa cadeira, vigiado por policiais e proibido de receber visitas, o único que conseguiu visitá-lo foi o advogado do Núcleo de Advogados do Povo – NAP, Ermógenes Jacinto. Ontem o companheiro foi retirado da cadeira, mas continua acorrentado numa cama. Temos receio de que o companheiro acabe falecendo no hospital.
Ele esteve internado recentemente no Hospital Municipal de Jaru e seu quadro de saúde é grave. Foi diagnosticado com pneumonia, hepatite, erisipela e anemia profunda.
Acampado desde 2003 na área, Gerolino já sofreu vários despejos, prisões e humilhações da polícia e dos pistoleiros a mando de latifundiários. Na última ação criminosa da polícia ele foi chamado de velho safado e vagabundo pelos policiais. Mas ele é um trabalhador que luta por seus direitos.
Outro caso é o da companheira Deidiane de Jesus Silva, 20 anos, presa na mesma ação e que está na ala feminina do presídio Urso Branco. A companheira sofreu um aborto recentemente e desde então sofre hemorragia constante. Estão não só negando atendimento médico como também proibindo a entrada de remédios para seu tratamento.
Toda esta situação é muito grave e necessita ser denunciada. Estão tratando os camponeses presos como animais.
Hoje venceu o prazo dado pelo juiz federal para o fazendeiro Luiz da Dipar desocupar a área grilada da União, mas as autoridades locais sequer tocaram no assunto. O INCRA não se manifestou sobre a ação truculenta da polícia em conluio com o fazendeiro.
Os outros camponeses também seguem presos no Urso Branco.
Fonte: Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia – LCP
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)