Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 16h58
Obliteração ocorreu durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia foi homenageado hoje com uma sessão solene realizada na Assembléia Legislativa em celebração à implantação do Instituto no Estado e ao Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na mesma solenidade foi lançado o selo que marca a implantação do Instituto em Rondônia e a expansão da educação profissional pública de qualidade no Estado.
O diretor-regional dos Correios, Carlos Aparecido Teixeira, destacou que em sua história os Correios homenageia instituições que contribuem para o desenvolvimento do país. “Tenho certeza que o Instituto já está contribuindo com Rondônia e com o país, oferecendo educação aos jovens do Estado”, afirmou. A obliteração do selo que traz imagens de Rondônia foi feita pelo diretor regional e pelo reitor do Instituto Federal de Rondônia, professor Raimundo Vicente Jimenez.
Ao usar a tribuna o reitor salientou o surgimento da Rede Federal de Educação, o compromisso pioneiro em formar jovens para o mercado profissional, a chegada da Rede em Rondônia há 16 anos com a Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste e a criação dos Institutos Federais. Desde dezembro de 2008 as escolas técnicas vinculadas a universidades, as escolas agrotécnicas federais e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) passaram a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
O Instituto em Rondônia é formado pelos campi Colorado do Oeste, Ji-Paraná e Ariquemes, atualmente em atuação, e os campi Porto Velho e Vilhena que estão em processo de implantação, além do Núcleo Avançado de Cacoal.
“Os Institutos aliam o saber ao fazer, desde a educação básica ao ensino superior. Estatísticas do Ministério da Educação apontam que 72% dos alunos formados pela Rede estão trabalhando e 65% desses formandos trabalham na área em que formaram. Os dados demonstram que é possível implantar educação de qualidade e essa é uma das missões do Instituto Federal de Rondônia”, disse Raimundo Jimenez.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Professor Dantas, que não pôde comparecer à solenidade por problemas de saúde. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Neri Firigolo e contou com a presença da senadora Fátima Cleide, do deputado federal Eduardo Valverde, do deputado estadual Ribamar Araújo, do diretor-regional dos Correios, Carlos Aparecido Teixeira, do representante do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Zeno Rodrigues, além de pré-reitores, servidores, diretores e convidados.
Fonte: Marcela Ximenes
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)