Porto Velho (RO) sábado, 25 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Laerte Gomes recebe diretoria da Sedi para tratar fortalecimento do desenvolvimento de Rondônia

Parlamentar defendeu apoio ao cooperativismo e aos pequenos produtores do estado para movimentar economia de Rondônia


Laerte Gomes recebe diretoria da Sedi para tratar fortalecimento do desenvolvimento de Rondônia - Gente de Opinião

Na tarde desta segunda-feira (6), o presidente Laerte Gomes (PSDB) recebeu o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves da Silva, o gerente de tecnologia, Thalles Afonseca e a coordenadora da Consic, Rosângela Aparecida da Silva.

O superintendente apresentou os projetos e estudos da pasta ao presidente Laerte Gomes. Responsável por planejar e promover ações efetivas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e da infraestrutura do Estado, a Sedi gerencia o Fundo de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider).

Sérgio Gonçalves ressaltou que atrair investidores para o Estado é uma das principais diretrizes da sua gestão, definida por cinco frentes de trabalho que são a ciência e tecnologia, indústria e comércio, agronegócio, comércio exterior e micro e pequenas empresas.

Laerte Gomes afirmou considerar que os estudos para investimentos não devem ser realizados com foco nas regiões, mas sim por localidade, individualmente. Para o presidente, é preciso focar na aptidão de cada um e investir em áreas de produção específicas, como café, leite, gado, entre outras.

“Você pega 50, 100 produtores de café hoje e faz um modelo de distribuição de um alqueire para cada um, com o Governo bancando e com certeza você transforma a cidade. Só fomenta o comércio local, o pequeno produtor porque o grande vai comprar nos grandes centros como Ji-Paraná, Ariquemes”, argumentou Laerte Gomes.

O presidente reforçou a necessidade de o Poder Executivo apoiar as produções locais e frisou que a Sedi é um excelente canal de pesquisa e investimento. Para o parlamentar, o cooperativismo pode ser uma das saídas para Rondônia.

“Nós até podemos fazer um trabalho conjunto, montar uma comissão para visitarmos nossas cooperativas, afinal, quanto melhor o Governo for, melhor para todos nós. O cooperativismo é algo excelente porque ele é regulador de preço, já que o dono é o produtor”, sugeriu o presidente.

Após ouvir a equipe da Sedi, Laerte Gomes afirmou que a pasta está no caminho certo quando se fala em investir em pesquisa e tecnologia. Por outro lado, o presidente chamou a atenção do superintendente ao lembrar que a gestão passada não deu a devida atenção a uma propositura de sua autoria que trata do livre comércio entre os consórcios.

O projeto de lei apresentado pelo presidente em 2018 autoriza o Poder Executivo a reconhecer a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de produtos de origem animal e dos Estados membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Com base na propositura do parlamentar, as empresas não precisariam “correr atrás” do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

“Com essa ideia as empresas teriam um mercado muito mais amplo de venda, abrindo um novo horizonte comercial aos produtores de Rondônia. Nós somos um estado produtor e para alavancarmos o desenvolvimento do setor precisamos acabar com certas barreiras”, concluiu Laerte Gomes que colocou a Assembleia Legislativa a disposição da pasta.

Participaram da reunião os deputados Ezequiel Neiva (PTB), Jair Montes (PTC) e Aélcio da TV (PP).

Mais Sobre Política

Ex-presidente Lula é contra o fora bolsonaro neste momento

Ex-presidente Lula é contra o fora bolsonaro neste momento

Consultado pela direção do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que neste momento é contra a palavra de ordem Fo

Crise no setor leiteiro é debatida durante audiência pública na Assembleia Legislativa

Crise no setor leiteiro é debatida durante audiência pública na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (16) audiência pública para tratar dos avanços e desafios da cadeia produtiva em Rondô

Laerte Gomes denuncia cartelização e combinação de preços pelos laticínios

Laerte Gomes denuncia cartelização e combinação de preços pelos laticínios

Durante a audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (16), para debater os desafios da cadeia produtiva do leite, o presidente da Asse

Vereadora Cristiane Lopes requer asfalto para ruas do bairro Igarapé

Vereadora Cristiane Lopes requer asfalto para ruas do bairro Igarapé

A vereadora Cristiane Lopes (PP), esteve no bairro Igarapé, desta vez no cruzamento das ruas Maria de Lurdes com Alba, zona Leste da cidade, para conv