Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lacen ultrapassa 175 mil análises laboratoriais durante o ano de 2009


 
O Laboratório Central (Lacen), unidade técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) responsável pela coordenação e supervisão da rede de laboratórios públicos e privados do Estado, realizou 175.886 análises laboratoriais no ano de 2009. O laboratório também realiza procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico e habilita os demais laboratórios que se integram à rede estadual, além de promover a capacitação dos recursos humanos de toda a rede de laboratórios.

A interpretação das análises laboratoriais pelo Lacen auxilia no diagnóstico clínico de interesse à saúde pública, dando suporte às áreas de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. A unidade atua na padronização e adequação das normas em três áreas: Biologia Médica – sorologia das principais doenças como sarampo, rubéola, leptospirose, marcadores das hepatites A, B, C, D e E, Toxoplasmose, Dengue, Malária, entre outras; Produtos, como o controle de qualidade do leite, da água para consumo humano, carne “in natura”, polpas de frutas, saneantes; e Entomologia – doenças, zoonoses, avaliação e controle de vetores.

De acordo com a diretora geral do Lacen, Jannyce Vaccaro, em relação à capacitação de recursos humanos, destacaram-se em 2009 as capacitações para técnicos em malária, tuberculose, leishmaniose e hanseníase. Foram capacitados 40 técnicos no ano passado. Sobre a malária, Jannyce explica que são feitas duas capacitações anuais para formação de novos microscopistas, bem como a certificação de novos que já atuam na rede. Segundo ela, as ações do Lacen são integradas à Agevisa, Policlínica Oswaldo Cruz e às demais áreas que subsidiam ações de Saúde.

O gerente técnico do Lacen, biomédico Gleense Cartonilho, diz que o Lacen atende aos 52 municípios do Estado no acompanhamento de exames laboratoriais, monitoramento e supervisão. Além disso, a unidade, segundo ele, realiza capacitações em presídios e também implantou um laboratório de tuberculose no Presídio Ênio Pinheiro. Em relação à implementação de análises e controle de qualidade laboratoriais, o Lacen analisou 51 unidades laboratoriais no ano passado.

Os laboratórios do Lacen realizam ainda exames para controle e monitoramento das infecções pelo HIV; hepatites virais; hormônios; controle de qualidade do diagnóstico da tuberculose, com a cultura e identificação do bacilo com teste de sensibilidade e baciloscopia.

Acompanhamento de malária nos assentamentos

Na área de entomologia, o gerente técnico informa que o Lacen também faz a avaliação do potencial malarígeno dos assentamentos de colonização e reforma agrária do Incra durante o ano todo. “Onde existem assentamentos, o Lacen acompanha e faz essa avaliação”, informa o gerente, acrescentando que também são feitas capturas de barbeiros e macacos para análise em febre amarela silvestre e raiva animal. 

Fonte: Mirian Franco
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)