Segunda-feira, 8 de outubro de 2007 - 13h37
O apoio às atividades produtivas em comunidades isoladas por parte da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) estende-se também aos índios que vivem em Rondônia, como é o caso da aldeia karitiana que localiza-se a cerca de 100 quilômetros do perímetro urbano da capital, no sentido Porto Velho-Guajará-Mirim.
Além do plantio de 30 alqueires de milho com sementes selecionadas, adquiridas este ano pela secretaria e distribuídas por meio dos extensionistas lotados no escritório regional da Emater em Porto Velho, os indígenas estão finalizando um grande plantio de mandioca, assim como estão em fase de conclusão os trabalhos para a implantação de um micropólo de piscicultura no entorno da aldeia, com alevinos e assistência também providenciados pelas equipes técnicas da SEAPES/Emater.
"Já foram produzidos 250 sacas de milho na última safra mas, além disso, entendemos ser vital garantir a segurança alimentar dos 356 indivíduos, entre adultos e crianças, que compõem a população daquela aldeia", explicou Evaldo Lima, ao fazer a entrega ao cacique Garcia Karitiana de 120 kits-solidário, compostos de arroz, feijão e fubá, oriundos de doações feitas por agricultores de todo o Estado beneficiados com a distribuição de sementes através do Projeto Semear.
"Ao articular estas iniciativas e programas, procuramos atender a uma diretriz geral do Chefe do Executivo estadual no sentido de otimizar tanto a aplicação dos recursos públicos quanto sua disseminação entre todos os grupos humanos que habitam nosso território, de forma a universalizar a ação do estado", afirmou Marco Antonio Petisco, secretário titular da SEAPES ao avaliar os resultados do projeto de apoio à aldeia karitiana.
Fonte:Decom
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia autoriza realocação de R$ 5 milhões para manter operações da PMRO em 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão da última terça-feira (25), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1185/2025, que autoriz

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes
O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Com o intuito de valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)