Quarta-feira, 21 de maio de 2008 - 13h29
A equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante da Comarca de Porto Velho, coordenada pela juíza de direito, Marialva Henrique Daldegan Bueno, realizou mais de 324 atendimentos nos distritos e localidades localizados na região do Baixo Madeira. Foram 12 dias de trabalho que resultaram em 120 audiências cíveis e 18 criminais.
A equipe, composta por oito servidores, promotor de justiça e defensor público, esteve nos distritos de Demarcação, Calama, Papagaios, Conceição da Galera, Santa Catarina, Nazaré, Lago do Cuniã, Terra Caída, São Carlos, Nova Aliança e Cujumbim Grande. O acesso as localidades foi feito por meio de um barco que transportou toda a estrutura necessária para realização dos atendimentos aos moradores.
Foram resolvidos casos de cobrança de pequenos valores, danos, separação judicial, divórcio direto, retificação de registro de nascimento e justificação de união estável, dentre outros. Orientações jurídicas também foram repassadas à população.
A magistrada ressaltou a determinação e dedicação de todos envolvidos na operação. "A redução da equipe nos levou a trabalhar no período da noite, na maioria das vezes até as 21 horas. Em algumas localidades, devido a dificuldade de acesso e ausência de energia elétrica, foi necessário desenvolver as atividades dentro do barco".
A pedido dos administradores dos distritos de Santa Catarina e Cuniã, a equipe da do judiciário criou identificação para os estudantes, visando facilitar a locomoção dos mesmos entre as diversas localidades, evitando dessa forma que carreguem consigo suas certidões de nascimento e as extraviem.
Justiça Rápida tem novo coordenador na capital
As próximas operações Justiça Rápida Itinerantes da Comarca da capital serão coordenadas pelo juiz José Torres, titular do 1º Juizado Especial Criminal.
A juíza Marialva Daldegan Bueno deixa a coordenação, onde permaneceu por quase três anos. "Deixamos a coordenação da Justiça Rápida Itinerante com a certeza do dever cumprido, agradecendo a todos que nos apoiaram e ajudaram no desenvolvimento dos trabalhos durante o período em que estivemos à sua frente, setores internos e externos do Tribunal de Justiça, em especial aos servidores, não citando nomes para não sermos injustas, que não mediram esforços para que os trabalhos fossem realizados, e a cada servidor em particular que, engajado em um único objetivo, conosco ousou alçar vôos em prol da população mais carente e esquecida deste rincão brasileiro".
fonte: Ascom - TJ RO
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)