Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Rápida faz triagens nos distritos da capital


 
Desde o início da semana, uma equipe dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da comarca de Porto Velho realiza o serviço de triagem dos casos que podem ser resolvidos durante a Operação Justiça Rápida Itinerante 2010 nos distritos de Mutum-Paraná, União Bandeirantes e Jaci-Paraná, além da localidade Gleba Rio Pardo; todos na região da capital conhecida como Ponta do Abunã, ao longo da BR-364, sentido Acre.

Segundo o coordenador da Operação, juiz João Luiz Rolim Sampaio, mesmo no final de semana os atendimentos serão realizados. Nesta sexta-feira (17) e também no sábado, em Jaci-Paraná, a população é atendida na Escola Maria de Nazaré dos Santos. O serviço é oferecido aos moradores dessas localidades como forma de resolver conflitos sociais: casos de cobrança de pequenos valores, posse de bens móveis, reconhecimento de paternidade e até a justificação de união estável, que é a homologação pela Justiça da convivência marital de um casal. Diversos outros procedimentos judiciais são realizados durante o trabalho.

Essa é a segunda etapa da Operação Justiça Rápida na região. Em agosto, foram realizados 447 atendimentos nos distritos de Nova Califórnia, Extrema de Rondônia, Vista Alegre, Fortaleza e Abunã. Nas 315 audiências realizadas, foram expedidos 1.036 documentos e feitos 132 encaminhamentos para resolução das demandas em outros órgãos ou instâncias judiciais.

De acordo com o juiz coordenador da Operação, após as triagens, que terminam neste dia 18, a Justiça Rápida Itinerante volta à região em outubro (4 a 10) para a realização das audiências em parceria do Ministério Público do Estado e Defensoria Pública. Os atendimentos são feitos nas escolas dos distritos.

A Justiça Rápida Itinerante é um programa do Poder Judiciário de Rondônia, coordenado em todo o Estado pela Corregedoria-Geral da Justiça. O objetivo do PJRO com a iniciativa é aproximar, ainda mais, a população da Justiça, resolvendo de forma rápida os conflitos de menor potencial e aumentando o acesso aos direitos garantidos pela lei. Além do atendimento itinerante, em Porto Velho os Juizados Especiais (antigo "pequenas causas") funcionam na avenida Amazonas, no Shopping Cidadão e na rua Jatuarana.

Fonte: Ascom TJRO
 


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)