Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Eleitoral faz levantamento sobre eleitores com deficiência durante 1º turno



Dentre as ações propostas pela Comissão de Acessibilidade do TRE/RO para as Eleições 2010 está a atualização do Cadastro Eleitoral com a correta identificação dos eleitores com deficiência, visando à melhoria das condições para o exercício do voto em atendimento às reivindicações apresentadas no 1º Encontro sobre Acessibilidade da Justiça Eleitoral de Rondônia que ocorreu no dia 10 de setembro de 2010.

A Justiça Eleitoral de Rondônia tem registrados 668 (seiscentos e sessenta e oito) eleitores com deficiência, número este que não reflete a realidade, daí a importância desta campanha que teve início no primeiro turno e prossegue no 2º turno das Eleições.

No 1º Turno, utilizando o formulário aprovado pela Corregedoria Regional Eleitoral, foram contabilizadas 304 atualizações, até o momento, realizadas nos locais de votação das Zonas Eleitoral da Capital, bem como na 8ª Zona de Colorado do Oeste, o que representa um acréscimo de aproximadamente 45% de eleitores com deficiência no cadastro eleitoral rondoniense.

A campanha pela acessibilidade continuará no próximo dia 31 de outubro (Segundo Turno), com a entrega de mais formulários. Ao preencher o questionário, o eleitor, além de informar seu nome e título eleitoral, responde a questões como se a escola em que vota atende as suas necessidades e se fica próxima a sua residência, assim como discrimina o tipo de sua deficiência (Visual, Auditiva, Locomoção).

Além da identificação do eleitor com deficiência, a Comissão de Acessibilidade em parceria com a Associação de Surdos de Porto Velho e com a Subgerência de Educação Especial do Estado disponibilizou o serviço de intérpretes em Libras no 1° Turno, o que será repetido no próximo domingo, com um número maior de colaboradores.

Como exemplo das medidas que já estão sendo adotadas pelos Cartórios Eleitorais citamos a alteração ocorrida na Escola Estudo do Trabalho (06ªZE). Em sua visita ao local, o Juiz Adolfo Theodoro Naujorks Neto verificou que todas as seções estavam funcionando no andar de cima, em razão disso determinou que oito fossem transferidas para o primeiro piso, passando a funcionar no auditório, diretoria, na administração e na biblioteca para que os eleitores tenham maior facilidade na hora de votar.

Fonte: Andre Frossard Signes
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)