Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Justiça Eleitoral faz levantamento sobre eleitores com deficiência durante 1º turno



Dentre as ações propostas pela Comissão de Acessibilidade do TRE/RO para as Eleições 2010 está a atualização do Cadastro Eleitoral com a correta identificação dos eleitores com deficiência, visando à melhoria das condições para o exercício do voto em atendimento às reivindicações apresentadas no 1º Encontro sobre Acessibilidade da Justiça Eleitoral de Rondônia que ocorreu no dia 10 de setembro de 2010.

A Justiça Eleitoral de Rondônia tem registrados 668 (seiscentos e sessenta e oito) eleitores com deficiência, número este que não reflete a realidade, daí a importância desta campanha que teve início no primeiro turno e prossegue no 2º turno das Eleições.

No 1º Turno, utilizando o formulário aprovado pela Corregedoria Regional Eleitoral, foram contabilizadas 304 atualizações, até o momento, realizadas nos locais de votação das Zonas Eleitoral da Capital, bem como na 8ª Zona de Colorado do Oeste, o que representa um acréscimo de aproximadamente 45% de eleitores com deficiência no cadastro eleitoral rondoniense.

A campanha pela acessibilidade continuará no próximo dia 31 de outubro (Segundo Turno), com a entrega de mais formulários. Ao preencher o questionário, o eleitor, além de informar seu nome e título eleitoral, responde a questões como se a escola em que vota atende as suas necessidades e se fica próxima a sua residência, assim como discrimina o tipo de sua deficiência (Visual, Auditiva, Locomoção).

Além da identificação do eleitor com deficiência, a Comissão de Acessibilidade em parceria com a Associação de Surdos de Porto Velho e com a Subgerência de Educação Especial do Estado disponibilizou o serviço de intérpretes em Libras no 1° Turno, o que será repetido no próximo domingo, com um número maior de colaboradores.

Como exemplo das medidas que já estão sendo adotadas pelos Cartórios Eleitorais citamos a alteração ocorrida na Escola Estudo do Trabalho (06ªZE). Em sua visita ao local, o Juiz Adolfo Theodoro Naujorks Neto verificou que todas as seções estavam funcionando no andar de cima, em razão disso determinou que oito fossem transferidas para o primeiro piso, passando a funcionar no auditório, diretoria, na administração e na biblioteca para que os eleitores tenham maior facilidade na hora de votar.

Fonte: Andre Frossard Signes
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom