Quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 11h11
Dentre as ações propostas pela Comissão de Acessibilidade do TRE/RO para as Eleições 2010 está a atualização do Cadastro Eleitoral com a correta identificação dos eleitores com deficiência, visando à melhoria das condições para o exercício do voto em atendimento às reivindicações apresentadas no 1º Encontro sobre Acessibilidade da Justiça Eleitoral de Rondônia que ocorreu no dia 10 de setembro de 2010.
A Justiça Eleitoral de Rondônia tem registrados 668 (seiscentos e sessenta e oito) eleitores com deficiência, número este que não reflete a realidade, daí a importância desta campanha que teve início no primeiro turno e prossegue no 2º turno das Eleições.
No 1º Turno, utilizando o formulário aprovado pela Corregedoria Regional Eleitoral, foram contabilizadas 304 atualizações, até o momento, realizadas nos locais de votação das Zonas Eleitoral da Capital, bem como na 8ª Zona de Colorado do Oeste, o que representa um acréscimo de aproximadamente 45% de eleitores com deficiência no cadastro eleitoral rondoniense.
A campanha pela acessibilidade continuará no próximo dia 31 de outubro (Segundo Turno), com a entrega de mais formulários. Ao preencher o questionário, o eleitor, além de informar seu nome e título eleitoral, responde a questões como se a escola em que vota atende as suas necessidades e se fica próxima a sua residência, assim como discrimina o tipo de sua deficiência (Visual, Auditiva, Locomoção).
Além da identificação do eleitor com deficiência, a Comissão de Acessibilidade em parceria com a Associação de Surdos de Porto Velho e com a Subgerência de Educação Especial do Estado disponibilizou o serviço de intérpretes em Libras no 1° Turno, o que será repetido no próximo domingo, com um número maior de colaboradores.
Como exemplo das medidas que já estão sendo adotadas pelos Cartórios Eleitorais citamos a alteração ocorrida na Escola Estudo do Trabalho (06ªZE). Em sua visita ao local, o Juiz Adolfo Theodoro Naujorks Neto verificou que todas as seções estavam funcionando no andar de cima, em razão disso determinou que oito fossem transferidas para o primeiro piso, passando a funcionar no auditório, diretoria, na administração e na biblioteca para que os eleitores tenham maior facilidade na hora de votar.
Fonte: Andre Frossard Signes
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a