Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça determina providências para conter chacina em Roosevelt, avisa Amorim


O ministro da Justiça Tarso Genro determinou a direção da Polícia Federal e a presidência da Funai providências para evitar conflitos e nova chacina nas terras indígenas dos Cinta-Larga, em Roosevelt, próxima a Espigão do Oeste, conforme solicitado no dia 11 passado pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

A informação foi repassada hoje (24) ao deputado Amorim, a pedido do próprio ministro, através de seu chefe de assessoria parlamentar, Alberto Kopittke.

Temeroso com o clima tenso vivido dentro e nas cercanias da reserva Roosevelt, onde grupos de garimpeiros e índios disputam a exploração de diamantes, Amorim pediu providência urgentes ao Ministério da Justiça, tão logo tomou conhecimento da situação no início do mês. O parlamentar foi informado – e repassou ao ministro -  que dentro da área haveria a presença de pistoleiros e tráfico de drogas no entorno.

Em Roosevelt, a disputa pela exploração de diamantes é antiga e eclodiu em tragédia em 2004, quando 29 garimpeiros foram brutalmente assassinados e, de lá para cá, reclama Amorim, não se tem conhecimento das ações da PF e da Funai para punir os responsáveis e conter o clima de tensão que tem contribuído para  risco de novo conflito anunciado entre garimpeiros e índios.

A resposta do ministro da Justiça foi repassada por Amorim aos órgãos federais, à Prefeitura de Espigão do Oeste, e ao Governo do Estado, já que o governador Ivo Cassol se comprometeu, caso autorizado pelo Ministério, a enviar forças da PM para evitar novos conflitos na região.

Para Amorim, a resposta do ministro demonstra firmeza do governo Lula – a quem ele e seu partido estão alinhados – em atenuar o problema e evitar novas chacinas. "Mas a situação só será totalmente resolvida, e para isso estamos trabalhando na Comissão de Minas e Energia, quando for regularizada a exploração garimpeira no país, principalmente em terras indígenas, o que já devia ter ocorrido para que o Estado ganhe com a exploração de suas riquezas minerais, os índios tenham sua autonomia e sobrevivência econômica garantida e os garimpeiros também", defende o deputado.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)