Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça determina providências para conter chacina em Roosevelt, avisa Amorim


O ministro da Justiça Tarso Genro determinou a direção da Polícia Federal e a presidência da Funai providências para evitar conflitos e nova chacina nas terras indígenas dos Cinta-Larga, em Roosevelt, próxima a Espigão do Oeste, conforme solicitado no dia 11 passado pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

A informação foi repassada hoje (24) ao deputado Amorim, a pedido do próprio ministro, através de seu chefe de assessoria parlamentar, Alberto Kopittke.

Temeroso com o clima tenso vivido dentro e nas cercanias da reserva Roosevelt, onde grupos de garimpeiros e índios disputam a exploração de diamantes, Amorim pediu providência urgentes ao Ministério da Justiça, tão logo tomou conhecimento da situação no início do mês. O parlamentar foi informado – e repassou ao ministro -  que dentro da área haveria a presença de pistoleiros e tráfico de drogas no entorno.

Em Roosevelt, a disputa pela exploração de diamantes é antiga e eclodiu em tragédia em 2004, quando 29 garimpeiros foram brutalmente assassinados e, de lá para cá, reclama Amorim, não se tem conhecimento das ações da PF e da Funai para punir os responsáveis e conter o clima de tensão que tem contribuído para  risco de novo conflito anunciado entre garimpeiros e índios.

A resposta do ministro da Justiça foi repassada por Amorim aos órgãos federais, à Prefeitura de Espigão do Oeste, e ao Governo do Estado, já que o governador Ivo Cassol se comprometeu, caso autorizado pelo Ministério, a enviar forças da PM para evitar novos conflitos na região.

Para Amorim, a resposta do ministro demonstra firmeza do governo Lula – a quem ele e seu partido estão alinhados – em atenuar o problema e evitar novas chacinas. "Mas a situação só será totalmente resolvida, e para isso estamos trabalhando na Comissão de Minas e Energia, quando for regularizada a exploração garimpeira no país, principalmente em terras indígenas, o que já devia ter ocorrido para que o Estado ganhe com a exploração de suas riquezas minerais, os índios tenham sua autonomia e sobrevivência econômica garantida e os garimpeiros também", defende o deputado.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)