Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Condena Associação Marcos Donadon a Devolver Camionetas ao Estado de Rondônia


No curso da Ação Popular, tanto o Estado de Rondônia como a própria Associação Beneficente Marcos Donadon tentaram fazer crer ao Juiz de que as doações se deram de forma legítima.

O Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, Alexandre Miguel, no último dia 3 de março, julgou procedente Ação Popular de autoria de Domingos Borges da Silva e condenou a Associação Marcos Donadon a devolver para o Estado de Rondônia duas Camionetas cabine dupla que foram ilegalmente doadas àquela instituição pelo Estado.

Na sentença ficou explicitado que a Associação poderá devolver o equivalente em dinheiro, caso, não queira devolver as duas camionetas cabines duplas que ganhou do Estado de Rondônia.

Na realidade os dois veículos estavam servindo para a família Donadon se deslocar no Estado de Rondônia.

O Juiz determinou ainda que as duas camionetas doadas, cujas autorizações se deram através da Lei Estadual nº 1.413, de 19 de outubro de 2004, devem permanecer sob a condição de Busca e Apreensão, já que a Associação se nega a entregar os veículos ao Estado.

A Lei Estadual nº 1.413, iniciativa do próprio Deputado Marcos Donadon e aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia também foi considerada pelo Magistrado como sem efeitos.

No curso da Ação Popular, tanto o Estado de Rondônia como a própria Associação Beneficente Marcos Donadon tentaram fazer crer ao Juiz de que as doações se deram de forma legítima, já que para tanto o Estado havia celebrado Termo de Convênio para legalizar a doação.

Na sentença o Juízo afirmou: “Os termos do convênio firmado com a associação, que redundou na doação em comento, desnaturam o caráter universal que deve se dado à prestação de serviços médicos pelo Estado, pois ao conceder expressivo montante de recursos públicos para entidade privada capitaneada indiretamente por deputado estadual limitou o leque de cidadãos a serem porventura atendidos àqueles que lhe sejam politicamente simpáticos ou que possam ser cooptados eleitoralmente.”

Em outro trecho da sentença o Juízo declina: “O autor aponta de modo categórico, que a referida lei de iniciativa parlamentar, do deputado Marcos Antônio Donadon, que beneficiou diretamente a associação de nome e dirigida por seus parentes diretos. Esse fato carece de contrariedade.”

A exemplo do que ocorreu com a Associação Beneficente Marcos Donadon, sabe-se que outras dezenas de instituições sem fins lucrativos, são mantidas por Deputados Estaduais, alimentadas com recursos do próprio Estado, quando a assistência médica e social é constitucionalmente obrigação do Estado.

Fonte: Tudo Rondônia com informçaões de  Domingos Borges da Silva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)