Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Condena Associação Marcos Donadon a Devolver Camionetas ao Estado de Rondônia


No curso da Ação Popular, tanto o Estado de Rondônia como a própria Associação Beneficente Marcos Donadon tentaram fazer crer ao Juiz de que as doações se deram de forma legítima.

O Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, Alexandre Miguel, no último dia 3 de março, julgou procedente Ação Popular de autoria de Domingos Borges da Silva e condenou a Associação Marcos Donadon a devolver para o Estado de Rondônia duas Camionetas cabine dupla que foram ilegalmente doadas àquela instituição pelo Estado.

Na sentença ficou explicitado que a Associação poderá devolver o equivalente em dinheiro, caso, não queira devolver as duas camionetas cabines duplas que ganhou do Estado de Rondônia.

Na realidade os dois veículos estavam servindo para a família Donadon se deslocar no Estado de Rondônia.

O Juiz determinou ainda que as duas camionetas doadas, cujas autorizações se deram através da Lei Estadual nº 1.413, de 19 de outubro de 2004, devem permanecer sob a condição de Busca e Apreensão, já que a Associação se nega a entregar os veículos ao Estado.

A Lei Estadual nº 1.413, iniciativa do próprio Deputado Marcos Donadon e aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia também foi considerada pelo Magistrado como sem efeitos.

No curso da Ação Popular, tanto o Estado de Rondônia como a própria Associação Beneficente Marcos Donadon tentaram fazer crer ao Juiz de que as doações se deram de forma legítima, já que para tanto o Estado havia celebrado Termo de Convênio para legalizar a doação.

Na sentença o Juízo afirmou: “Os termos do convênio firmado com a associação, que redundou na doação em comento, desnaturam o caráter universal que deve se dado à prestação de serviços médicos pelo Estado, pois ao conceder expressivo montante de recursos públicos para entidade privada capitaneada indiretamente por deputado estadual limitou o leque de cidadãos a serem porventura atendidos àqueles que lhe sejam politicamente simpáticos ou que possam ser cooptados eleitoralmente.”

Em outro trecho da sentença o Juízo declina: “O autor aponta de modo categórico, que a referida lei de iniciativa parlamentar, do deputado Marcos Antônio Donadon, que beneficiou diretamente a associação de nome e dirigida por seus parentes diretos. Esse fato carece de contrariedade.”

A exemplo do que ocorreu com a Associação Beneficente Marcos Donadon, sabe-se que outras dezenas de instituições sem fins lucrativos, são mantidas por Deputados Estaduais, alimentadas com recursos do próprio Estado, quando a assistência médica e social é constitucionalmente obrigação do Estado.

Fonte: Tudo Rondônia com informçaões de  Domingos Borges da Silva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)